Dúvidas frequentes (FAQ) – Seleção Mestrado e Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Educação
Processo de Seleção
 para o Mestrado e Doutorado em  Educação da PUC-Rio


FAQ – Consulte aqui suas dúvidas mais frequentes sobre a inscrição e a documentação para o processo de seleção para o mestrado e doutorado em educação.  Caso não encontre aqui sua duvida envie um email para posedu@puc-rio.br e teremos muito prazer em poder ajudar.


FAQ – Perguntas mais frequentes

  1. Os cursos de mestrado e doutorado são pagos?
  2. Quais os horários das disciplinas?
  3. O que são grupos de pesquisa?
  4. Quanto tempo devo reservar para me dedicar ao curso de mestrado ou de doutorado?
  5. Ainda não terminei a graduação, posso fazer a seleção do mestrado?
  6. Ainda não terminei o mestrado, posso fazer a seleção do doutorado?
  7. Preciso ter orientador/orientadora definidos para ser aceito no curso de mestrado ou de doutorado?
  8. Quando é realizada a prova de língua estrangeira?
  9. Quais as línguas estrangeiras serão avaliadas?
  10. Como localizar o seu número de inscrição do Mestrado

Os cursos de mestrado e doutorado são pagos?
Até o momento, as agências de fomento têm disponibilizado cotas de bolsas de mestrado e doutorado e a PUC bolsas de isenção para todas/os as/os alunas/os.

Quais os horários das disciplinas?
As disciplinas ocorrem no turno da tarde de segunda à sexta, em dois horários, de 13h às 16h e de 16h às 19h. No entanto, outras atividades, como seminários, palestras, cursos de curta duração etc., podem acontecer em outros horários.

O que são grupos de pesquisa?
São grupos coordenados pelos professores da pós-graduação, que  desenvolvem pesquisas  institucionais às quais devem ser vinculadas às pesquisas das/os pós-graduandas/os. As  temáticas estudadas  cobrem um amplo leque de áreas relevantes para o campo educacional. Os resumos dos projetos institucionais em desenvolvimento em cada grupo de pesquisa podem ser vistos nas páginas específicas dos grupos, disponibilizadas no site do Departamento de Educação (http://www.edu.puc-rio.br/?page_id=286). Os alunos de mestrado devem, obrigatoriamente, frequentar as reuniões  de um grupo de pesquisa por, no mínimo, 6 (seis) meses. Para alunos de doutorado, esse período mínimo é de 12 (doze) meses.

Quanto tempo devo reservar para me dedicar ao curso de mestrado ou de doutorado?
Espera-se que mestrandos e doutorandos cursem pelo menos 3 disciplinas por semestre (totalizando 9 horas semanais em sala de aula), além de reservar no mínimo mais 6 horas semanais para a realização das leituras e das tarefas associadas às disciplinas. Espera-se que não se dediquem somente  às disciplinas, mas também à pesquisa institucional desenvolvida pelo grupo de pesquisa, à participação em palestras e seminários, à elaboração e apresentação de trabalhos em congressos, no Brasil e no exterior. Uma vez que a ênfase do mestrado acadêmico e do doutorado  é formar pesquisadores, é exigida uma formação mais ampla,  além das aulas.
Estudantes bolsistas devem ter dedicação exclusiva.

Ainda não terminei a graduação, posso fazer a seleção do mestrado?
Sim. No entanto, para matrícula no curso (em fevereiro do ano de ingresso) será necessário apresentar o diploma de graduação.

Ainda não terminei o mestrado, posso fazer a seleção do doutorado?
Sim. No entanto, para matrícula no curso (em fevereiro do ano de ingresso) será necessário apresentar o diploma de mestrado.

Preciso ter orientador/orientadora definidos para ser aceito no curso de mestrado ou de doutorado?
Não. Nos dois casos, essa definição é feita após o ingresso, ao longo do primeiro semestre letivo. No processo seletivo a/o candidata/o poderá indicar a/o orientadora/r de seu interesse (em seu memorial e na entrevista), mas a vinculação ocorrerá posteriormente, de acordo com a temática do estudo e com a disponibilidade da/o orientadora/r.

Quando é realizada a prova de língua estrangeira?
Apenas após o ingresso na pós-graduação, no primeiro período. Caso a/o aluna/o não seja aprovado no primeiro exame, pode realizar a prova de novo no segundo período. Caso seja reprovada/o novamente, a/o aluna/o será jubilada/o.

Quais as línguas estrangeiras serão avaliadas?
Para os alunos que ingressarem em 2021, serão as seguintes:
Mestrado: Uma língua, obrigatoriamente inglês para todas/os as/os alunas/os.
Doutorado: Duas línguas, sendo 1) inglês (obrigatório para todos) e 2) francês ou espanhol (a/o aluna/o escolherá entre uma delas para ser a sua segunda língua avaliada).