-
- Alicia Maria Catalano de Bonamino
- Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho
- Cynthia Paes de Carvalho
- Giselle Martins dos Santos Ferreira
- Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis
- Jefferson da Costa Soares
- Magda Pischetola
- Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
- Mylene Mizrahi
- Naira da Costa Muylaert Lima
- Patrícia Coelho da Costa
- Pedro Pinheiro Teixeira
- Ralph Ings Bannell
- Rosalia Maria Duarte
- Silvana Soares de Araujo Mesquita
- Silvia Brilhante Guimarães
- Sonia Kramer
- Zena Winona Eisenberg
Apresentação e Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolve-se em dois níveis: Mestrado em Educação e Doutorado em Ciências Humanas – Educação.
O curso de Mestrado foi pioneiro no país e vem funcionando regularmente desde 1966. O curso de Doutorado foi iniciado em 1976. Ambos vêm contribuindo decisivamente para a formação de docentes e pesquisadores de renomada competência assim como para o desenvolvimento de linhas de ação e pesquisa no campo da educação.
Uma de suas marcas é a excelência acadêmica, atestada pela avaliação da CAPES, que vem conferindo a nota máxima da área ao Programa, de forma consecutiva ao longo dos últimos nove anos. Outras características do Programa são a pluralidade de áreas de pesquisa e a flexibilidade. O corpo docente cobre um amplo espectro de perspectivas analíticas e enfoques teórico-metodológicos e a identidade do Programa foi construída em torno da flexibilidade em termos de estrutura curricular e da ênfase na articulação ensino-pesquisa, sem abrir mão de uma base comum de conhecimentos a serem trabalhados nas disciplinas obrigatórias e matérias de fundamentação.
Reconhecimento do curso
Mestrado
A CAPES, no período de avaliação de 2014 a 2017, reconheceu o curso com o conceito 6. Títulos atribuídos: Mestre em Educação em Ciênciais Humanas – Educação.
Doutorado
A CAPES, no período de avaliação de 2014 a 2017, reconheceu o curso com o conceito 6.. Títulos atribuídos: Doutor em Ciênciais Humanas – Educação.
Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
Mestrado
Obter um mínimo de 24 créditos, assim distribuídos:
- 03 créditos em Educação Brasileira;
- 06 créditos em Pesquisa Educacional I e II;
- 03 créditos em grupo de pesquisa, a serem cursados obrigatoriamente em 02 semestres, com 01 cr. e 02 cr., respectivamente.
- 06 créditos em disciplinas de fundamentação, à escolha do mestrando;
- 06 créditos em disciplinas eletivas, sendo pelo menos uma fora da área de Educação, a critério da Comissão de Pós-Graduação, com prévio parecer do Professor Orientador;
- O mestrando deverá ser aprovado em exame de língua estrangeira (inglês ou francês);
- O mestrando deverá apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado (EDU 3000).
Doutorado
Completar 48 créditos assim distribuídos:
- Até 24 créditos aproveitados do Mestrado em Educação.
- 03 créditos em Questões Atuais da Educação Brasileira;
- 03 créditos em Pesquisa Educacional, envolvendo um estudo preliminar do tema da tese, discussões teórico-metodológicas e produção de artigo científico;
- 06 créditos em participação em grupos de pesquisa durante 2 semestres. As disciplinas terão a seguinte nomenclatura: Trabalho Supervisionado de Pesquisa I e Trabalho Supervisionado de Pesquisa II;
- 06 créditos em disciplinas de fundamentação, à escolha do doutorando
- 06 créditos em disciplinas eletivas, sendo pelo menos uma fora da área de Educação, a critério da Comissão de Pós-Graduação;
Caso o candidato não possua o grau de mestre, deverá cumprir 24 créditos correspondentes ao Mestrado em Educação do Departamento.
O candidato poderá aproveitar os créditos de Mestrado obtidos em outras áreas ou instituições, de acordo com o parecer da Comissão de Pós-Graduação e em conformidade com as normas gerais regulamentares.
Após obter os créditos acadêmicos regulares, o doutorando deverá realizar o Exame de Qualificação I (defesa de projeto de Tese) e do Exame de Qualificação II (defesa de três capítulos da Tese).
O doutorando deverá ser aprovado em exame de inglês e francês, podendo uma dessas duas línguas ser substituída por uma terceira (com exceção do espanhol), proposta pelo doutorado e aceita pela Comissão de Pós-Graduação. A língua já testada no mestrado será computada no Doutorado.
O doutorando deverá defender e ser aprovado em Tese de Doutorado (EDU 3001).