Grupos de pesquisa

ForTec – Formação docente e Tecnologias

Coordenação: Magda Pischetola

O Grupo de Pesquisa em Formação docente e Tecnologias, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio e certificado pelo CNPq, desenvolve estudos sobre a integração das TIC no ambiente escolar, com foco especifico na formação de professores, percebida como revisão das metodologias para uso da mídia em sala de aula.

O grupo aborda assuntos relacionados com os conceitos de inclusão digital, inovação escolar, mídia educação, cultura digital sustentabilidade pedagógica, com vistas à realização de projetos de pesquisa institucionais e à produção de teses, dissertações de mestrado e monografias de Iniciação Científica.

O ForTec nasceu em 2014 e atualmente conta com a participação de doze integrantes, entre alunos de pós-graduação do PPGE PUC-Rio, alunos de Iniciação Científica e colaboradores externos.

Participantes:

Daiani Damm Tonetto Riedner (Doutoranda em Educação - PUC-Rio) Maria Paula Rossi Nascentes (Doutoranda em Educação - PUC-Rio) Paula Luderitz de Albuquerque Lenz-Cesar (Doutoranda em Educação - PUC-Rio) Eunice Castro (Doutoranda em Educação - PUC-Rio) Ivo Gomes (Doutorando em Educação - PUC-Rio) Elis Renata de Britto Santos (Mestranda em Educação - PUC-Rio ) Juliana Gomes Correa (Aluna de graduação em Pedagogia - PUC-Rio) Danielle Fucs Ghelman (Aluna de graduação em Pedagogia - PUC-Rio) Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld (Mestranda em Educação - PUC-Rio) Nadja de Oliveira Marinheiro (Mestranda em Educação - PUC-Rio)

História da Profissão Docente

Trata-se de um grupo de pesquisa que, desde as suas origens, tem um braço interno, diretamente vinculado ao Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio e um braço interinstitucional, que integra diferentes instituições do estado do Rio de Janeiro. Originou-se do grupo História das Ideias e Instituições Educacionais e desenvolveu dois projetos de intercâmbio entre pesquisadores de diferentes instituições universitárias, o primeiro financiado pelo CAPES/FCT, envolvendo também pesquisadores portugueses (2007-2010), e um segundo, que integrou basicamente a equipe brasileira do projeto anterior, financiado pela FAPERJ (2012-2014). Atualmente, a equipe interinstitucional tem um projeto em avaliação, dentro do Edital da CAPES, Memórias-Biografias. É um grupo extremamente produtivo, tendo resultado das pesquisas desenvolvidas, dossiês e artigos publicados em revistas qualificadas nacionais e internacionais, capítulos de livro, livros organizados e vários trabalhos em eventos.

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Participantes:

Pesquisadores: Doutorado: Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi; Fernando Rodrigo dos Santos Silva; Flavia dos Santos Soares; Jefferson da Costa Soares; Libânia Nacif Xavier; Luciana Borges Patroclo; Miriam Waidenfeld Chaves; Renata dos Santos Soares; Silvia Alicia Martínez; Sonia Maria de Castro Nogueira Lopes; Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso; Vera Lucia Alves Breglia; Wania Manso de Almeida; Mestrado: Elio Portella Junior; Estudantes: Doutorado: Gustavo da Motta Silva; Thiago Rodrigues Nascimento; Técnicos: Ana Regina Barroso Waltenberg (MBA); Venina Aparecida da Rocha Freitas (Especialização);

GPEDS – Grupo de Pesquisa em Educação e Desigualdades Sociais

Acompanhamos em períodos recentes no Brasil uma expansão sem precedentes de matrículas no ensino superior, bem como uma profusão de iniciativas públicas que visaram a diminuição das desigualdades de acesso baseadas em características da origem social dos estudantes. Mesmo neste contexto, as desigualdades de oportunidades educacionais no acesso ao ensino superior no país cresceram entre 2000 e 2010. Fundamentando nossa análise na abordagem dos estudos de estratificação educacional, interessados em problematizar a questão do acesso à educação enquanto um problema relativo ao modo como se estrutura a associação entre origens sociais e destinos educacionais, propomos uma análise empírica a partir de um desenho quase experimental de pesquisa, que contempla um estudo comparativo dos processos seletivos de duas grandes instituições brasileiras. O objetivo do projeto é investigar a capacidade das iniciativas recentes de ação afirmativa e inclusão social em transformar a estrutura da associação entre origens sociais e destinos educacionais no acesso ao ensino superior no país..

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Participantes:

Estudantes: Graduação - Bianca Loureiro dos Reis Furtado Especialização - Mariana Calife Nóbrega Mestrado - Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock Doutorado - Rogers Barros de Paula

GEFOCC – Grupo de Estudo Formação de Professores, Curriculo e Cotidiano Escolar

O Grupo de Estudo Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar/GEFOCC atua no Programa de Pós Graduação da PUC-Rio desde 2007, sob a coordenação da professora Maria Inês Marcondes. Inserido na linha de pesquisa Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas, abrange especialmente estudos teóricos e pesquisas qualitativas nas áreas de Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar..

Participantes:

Vania Finholdt Angelo Leite (Professora da UERJ) Viviane Gualter Peixoto da Cunha (Professora da UERJ) Alessandra Victor do Nascimento Rosa (Doutora em Educação – PUC- Rio) Jane Cordeiro de Oliveira (Doutora em Educação – PUC- Rio) Maria de Lourdes Teixeira Barros (Doutoranda em Educação – PUC- Rio) Rafaela Bisacchi Coelho Correa de Oliveira (Mestre em Educação – PUC- Rio) Rosalina (Mestre em Educação – PUC- Rio) Alessandra Ribeiro Baptista (Doutorando) Ana Karla Pereira de Miranda (Doutorando) Cristina Spolidoro Freund (Doutorando) Luisa Figueiredo do Amaral e Silva (Doutorando) Rosane Karl Ramos (Doutorando) Filipe Ferreira Martins (Mestrando) Juliana Dias da Silva (Graduanda em Pedagogia)

Laboratório de Avaliação da Educação

O Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) foi fundado em 1997 e desde então vem realizando estudos na área de avaliação de sistemas de ensino e de escolas, e seus efeitos na eficácia e na equidade escolar. Todos os projetos desenvolvidos institucionalmente pelo LAEd recebem financiamento de agências de fomento (FAPERJ/CNPq e CAPES) e vinculam projetos de pesquisa individuais, no âmbito da produção de teses de doutorado, dissertações de mestrado e experiências de Iniciação Científica. O LAEd está articulado a uma rede de pesquisa formada por pesquisadores da UFJF e da UFMG, que se insere em um histórico de colaboração que começou a ser desenvolvida em 2004, quando iniciamos o desenho do Projeto GERES – Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005, desenvolvido em 303 escolas e cinco cidades brasileiras entre 2005 e 2008.

GLYK/ Grupe Lebn far Yiddish/ Grupo Viver com Yiddish – Estudos de Yiddish e Cultura Judaica

Coordenação: Sonia Kramer

Este projeto tem o objetivo de favorecer o resgate da língua Yiddish, entendida como resistência e experiência relevante da identidade judaica. Visa pesquisar e atuar na valorização da língua Yiddish na cidade do Rio de Janeiro, com ações voltadas para a: (1) formação cultural de jovens professores/as; (2) oficinas para crianças com vivências de cultura Yiddish em escolas (música, histórias e literatura); (3) pesquisa A língua Yiddish como resistência e experiência identitária tem o objetivo de conhecer e compreender as histórias e práticas e falantes da língua Yiddish na cidade do Rio de Janeiro; (4) Cursos de Yiddish na PUC-Rio (“Aprender com Yiddish: música, literatura e sabedoria” e “Yiddish cokmo resistência e experiência identitária” modalidade regular Extensão). O objetivo é trabalhar com a riqueza da produção cultural em Yiddish, em particular com a língua, a literatura e a música Yiddish; colaborar com a educação formal e não formal de crianças e jovens. Estudar e reconquistar a língua Yiddish, garantir acesso de crianças e jovens ao conhecimento e ao reconhecimento da sua riqueza: aqui residem o compromisso e a responsabilidade deste projeto.

Linha de Pesquisa: Yiddish como resistência e experiência identitária

Participantes:

Aline Faria Silveira; Bruno Rian; Julia Baumann Campos; Julia Wassermann Guedes; Luíza Kramer Bazilio; Paula Szuchmacher Huf; Thais Goulart;

Educação, história e comunicação

Este grupo apoia propostas que investigam a história da educação por meio do rádio, do cinema e da televisão, ao longo do século XX, no Brasil. O grupo realiza estudos teórico-metodológicos e projetos que se desenvolvem em níveis de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Os trabalhos desenvolvidos neste espaço têm por objetivo a organização de banco de dados, elaboração de monografias, dissertações e teses, assim como artigos em periódicos especializados, capítulos e livros. Resultados do trabalho desenvolvido: 1 livro publicado, 3 dissertações e 1 tese.

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Jovens em rede – Estudo Longitudinal da Geração Escolar

O Diretório Jovens em Rede (JER), certificado pelo CNPq, delineia, no espaço de 12 anos, várias gerações investigativas, sempre voltadas para o estudo das representações e significados que os jovens da sociedade atual constroem em relação às diversas mídias.Tendo se iniciado em 1998, se ocupou em pesquisar a problemática da identidade e da socialização moral do jovem universitário de grande metrópole, visando conhecer as opiniões que ele tem sobre o seu  tempo, os valores e problemas que aponta como marcas da juventude atual. Em continuação, o Diretório passou a focalizar as relações do Jovem urbano com as diferentes mídias: impressa, televisiva, digital e multimídias.

Participantes:

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa (Doutora em Ciências Humanas – Educação (PUC-Rio)) Ana Valéria de Figueiredo da Costa (Doutora em Ciências Humanas-Educação pela PUC-Rio) Marcela Afonso Fernandez (Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)) Luiz Alexandre da Silva Rosado (Doutorando) Tatiane Marques de Oliveira Martins (Doutoranda ) Ana Lúcia Barreto (Mestre em Educação pela UNIGRANRIO) Arlena Maria Cruz de Carvalho (Mestre em Educação (PUC-Rio)) Agenor Pereira da Costa (Pós-graduado em Direito Público pela UNIG Universidade Iguaçu) Fernando Vidal (pesquisador sênior do Instituto Max Plank de História da Ciência em Berlin) Pier Cesare Rivoltella (Professor de Didática e Pedagogia Especial, ensinando Didática Geral e Tecnologia da Educação na Faculdade de Pedagogia da Universidade Católica de Milão)

GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Professor e o Ensino

Está voltado para o estudo do professor e do ensino. Temas como trabalho docente, formação de professores, cultura profissional , profissionalização docente tem sido pesquisados pelos estudantes e gerado teses de doutorado e dissertações de mestrado .

O grupo tem se apresentado nos principais congressos da área como ANPED, ENDIPE, REDESTRADO,Luso- BRASILEIRO de HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, LUSO-BRASILEIRO DE CURRÍCULO, LUSO BRASILEIRO DE TRABALHO DOCENTE, ANPED REGIONAL. Conta com apoio do CNPQ (bolsa de produtividade) Atualmente, o grupo desenvolve a pesquisa “Escolas privadas da nova classe média e o trabalho docente, um objeto silenciado pela literatura educacional”.

Participantes:

Angela Cristina Fortes Iório (Bolsista de Doutorado do CNPq) Luciana de Lacerda Dias Braga (Bolsista de Doutorado FAPERJ nota 10) Marluce Souza de Andrade (Bolsista de Doutorado) Mônica Machado Neves Ramos (Bolsista de Mestrado) Rafael Coelho Ventura (Bolsista de Mestrado) Rita de Cassia Ximenes Mury (Doutorado em Ciências Humanas)

GECEC – Grupo de estudos sobre o cotidiano, Educação e Cultura(s)

Tem como finalidade o desenvolvimento de estudos e pesquisas de caráter interdisciplinar, privilegiando como temática central as relações entre educação e cultura(s) em diferentes espaços educativos.

Nossa busca tem sido promover uma educação que contribua para o reconhecimento de que, diferentes e iguais, todos os seres humanos têm o direito a realizar seus sonhos e aspirações e a lutar contra todas as formas de marginalização e discriminação.

O GECEC tem realizado diferentes pesquisas com o apoio do CNPq e da FAPERJ, assim como promovido seminários, encontros, palestras, mini-cursos e organizado diversas publicações.

Vinculado ao Departamento de Educação da PUC-Rio, o GECEC conta com uma equipe formada por estudantes de graduação e pós-graduação – mestrado e doutorado -, assim como por docentes da PUC-Rio e profissionais de outras instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro.

Educação, história e comunicação

Este grupo apoia propostas que investigam a história da educação por meio do rádio, do cinema e da televisão, ao longo do século XX, no Brasil. O grupo realiza estudos teórico-metodológicos e projetos que se desenvolvem em níveis de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Os trabalhos desenvolvidos neste espaço têm por objetivo a organização de banco de dados, elaboração de monografias, dissertações e teses, assim como artigos em periódicos especializados, capítulos e livros. Resultados do trabalho desenvolvido: 1 livro publicado, 3 dissertações e 1 tese.

 

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GESQ – Gestão e Qualidade da Educação

Coordenação: Cynthia Paes de Carvalho

Temos apresentado resultados de pesquisa em diversos congressos nacionais e internacionais (ANPAE 2011 e 2012; ICSEI 2013; UCEA 2013, 2014 e 2015; AERA 2015; BELMAS 2015). Temos também publicado artigos acadêmicos em revistas qualificadas e coletâneas com resultados de pesquisa. O grupo conta com um fluxo permanente de desenvolvimento de pesquisas que direta ou indiretamente se articulam com a questão da gestão escolar e educacional comprometida com a qualidade e a equidade em diferentes contextos organizacionais e redes de ensino. Além de trabalhar com dados da Prova Brasil e respectivos questionários contextuais, temos também desenvolvido nossos próprios instrumentos de pesquisa, investigando tanto a questão da liderança e clima escolar, como a gestão das redes de ensino, especialmente no Estado do Rio de Janeiro. Em 2015 e 2016 desenvolvemos atividades de extensão para formação de professores e gestores. Desde 2013 temos contado com apoio da FAPERJ (Edital APQ1 e JCNE).

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Participantes:

Pesquisadores: Ana Cristina Prado de Oliveira; Andrea Paula de Souza Waldhelm; Andreia Martins de Oliveira Santo; Antonio Jorge Goncalves Soares; Cynthia Paes de Carvalho; Larissa Frossard Rangel Cruz; Maria de Fátima Magalhães de Lima; Maria Luiza Canedo Queiroz da Silva; Estudantes: Doutorado: Carla da Conceicao de Lima; Flávia Pedrosa de Camargo; Mestrado: Lenon Araújo de Matos; Graduação: Ana Luiza Honorato de Sales; Wilma Valeria Andrade dos Santos; Outros: Marcela Paquelet Fonseca; Marcelo da Silva Machado; Marina Meira de Oliveira;

GEPFE – Grupo de Pesquisa em Filosofia e Educação

Coordenação: Ralph Ings Bannell

Trata-se de um grupo de pesquisa que tem como objetivo principal oferecer um espaço para pensar a interface entre a filosofia contemporânea e a educação, principalmente a filosofia da educação, mas também as políticas públicas e práticas pedagógicas. Pretende contribuir para os fundamentos pós-metafísicos da educação, com ênfase nos seguintes tópicos: racionalidade e educação; ética, política e educação; corpo, linguagem, mente e cognição; teorias de aprendizagem. Projetos já concluídos ou em andamento incluem: “A constituição do espaço público na escola brasileira: igualdade e pluralidade”; “Projeto Político-Pedagógico: instrumento consensual ou contra-hegemônica à lógica do capital?”; “Educação em/para os Direitos Humanos em processos de democratização: o caso do Chile e do Brasil”. Livros incluem: BANNELL, R.I. Habermas e a Educação, 2013 2a edição; BANNELL, R.I., PRATA, R.V., FENERICH, C. Formação para a Cidadania e os Limites do Liberalismo, 2011.

Participantes:

Estudantes: Doutorado: Ana Carolina Brasil de Oliveira; Marcelo Marques Pereira; Renato Pontes Costa Graduação: Maria Fernanda Muanis Erlich; Outros: Dimas Augusto Martorello Fernandes

SOCED – Pesquisas em Sociologia da Educação

Coordenação: Zaia Brandão

Criado em 1992, o SOCED tem formado um conjunto significativo de pós-graduandos com ênfase no trabalho de equipe. Nesta perspectiva as teses e dissertações, na maioria das vezes, desenvolvem recortes da pesquisa institucional em curso. A líder é pesquisadora do 1A do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Em 2008 foi-lhe concedida a Menção Honrosa do XXIII Prêmio Jovens Cientistas, cujo tema foi Educação para Reduzir as Desigualdades Sociais. A menção honrosa foi atribuída pela comunidade científica ao pesquisador que se destacara na área, pela capacidade de formação de novos pesquisadores e pela produção científica sobre a questão – o livro “Conversas com Pós Graduandos”. Os resultados das pesquisas são divulgados em periódicos e em eventos científicos nacionais e internacionais. Os membros da equipe têm tido seus trabalhos selecionados para apresentação na ANPED, ENDIPE, ANPOCS,

Participantes:

Pesquisadores: Doutorado: Alice Pereira Xavier; Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva; Priscila Andrade Magalhães; Estudantes: Doutorado: Ana Luisa Antunes; Rômulo Loureiro Casciano; Técnicos: Mestrado Profissional: Vanusa Maria Queiroz da Silva;

GRUDHE – Desenvolvimento Humano e Educação

Coordenação: Zena Winona Eisenberg

O Grudhe tem como foco principal pesquisas na área da Linguagem e da Cognição. O grupo caracteriza-se pela participação de estudantes da graduação e da pós-graduação em atividades de pesquisa, atuando em todas as suas etapas: no planejamento, execução, análise dos dados, autoria dos trabalhos, apresentação em congressos e publicações.  Atualmente temos como temas das pesquisas em desenvolvimento: a qualidade da Educação Infantil; leitura e escrita dos graduandos em Pedagogia e licenciaturas; a visão das crianças moradoras em área de risco sobre violência; as representações sociais sobre o ensino de Inglês na escola; o ensino da pesquisa nas escolas; o uso da tecnologia Touch Screen por crianças de até 6 anos; a noção temporal das crianças do 2º ao 5º ano e como aparece nos livros didáticos esse conteúdo.

Participantes:

Pesquisadores: Doutorado: Janete Teixeira de Lyra; Juliana Jandre Barreto; Laura Cristina Stobäus; Rosalia Maria Duarte; Wagner Teixeira Dias; Estudantes: Doutorado: Camila Lopes Cravo de Lacerda; Cátia Regina Papadopoulos; Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos; Mariana Roncarati de Souza Rocha; Ronny Machado de Moraes; Sirlene Oliveira de Souza; Mestrado: Gabriela de Moraes Hardoim; Leonardo Luís Costa e Silva Giorno; Graduação: Clara de Melo Araujo;

REDE KULA – Rede Latinoamericana de Antropologia e Educação

Propiciar o debate ampliado e permanente das possibilidades, dilemas e desafios de uma Antropologia e Educação/Antropologia da Educação.

Participantes:

Tania Dauster - Coordenadora na PUC-Rio Anderson Tibau – Pesquisador - UFF

GRUPEM – Grupo de Pesquisa em Educação e Multimídia

Coordenação: Rosalia Maria Duarte

O grupo concluiu até o momento 10 projetos de pesquisa, a maior parte em sistema de parceria com grupos de pesquisa da mesma instituição e com outras instituições (UNIRIO, CGI/CETIC.br, Instituto Desiderata, SME). Integra a rede internacional de pesquisadores ligados ao grupo Children, youth and media, vinculado à European Communication Research and Education Association. Tem 13 teses de doutorado e 20 dissertações de mestrado concluídas. Integra a Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Integra, desde 2009, a Comissão Organizadora do Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia, evento bienal que reúne pesquisadores da área para discussão de resultados de pesquisa. Desenvolve atividades de formação continuada de professores de escolas públicas e privadas.

Participantes:

Pesquisadores: Doutorado: Adriana Gomes Ribeiro; Andrea Müller Garcez; Ilana Eleá Santiago; Marcus Tadeu de Souza Tavares; Patricia Teixeira de Sa; Raquel Pacheco Mello Cunha; Rita Rezende Vieira Peixoto Migliora; Rogerio Zaim-de-Melo Mestrado: Luciana Silva dos Santos; Ricardo Valadão Siqueira Matos; Estudantes: Doutorado: Bárbara Regina Gonçalves da Silva Barros; Beatriz Moreira de Azevedo Porto Gonçalves; Carla Silva Machado; Jacqueline Sobral Mesquita Martins; Mirna Juliana Santos Fonseca; Mestrado: Daniela de Oliveira Pereira; Graduação: Camila Moura; Thais Gomes Ferreira; Outros: ; Lílian de Souza Cavalcante; Técnicos: Graduação: Elizabeth Santos Caldas; Mestrado: Winston de Carvalho Vieira do Sacramento;

GEPEMCI – Educação, Museus, Cultura e Infância

Criado em 2010, o GEPEMCI busca investigar questões relativas aos espaços museais e suas estratégias educativas para o público, principalmente para crianças de zero a seis anos.

O grupo é composto por pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação que tomam por desafio promover discussões no campo da educação, cultura e sociedade.

Participantes:

Ana Maria Santos (Doutoranda) Andrea de Lennhoff Pereira Reis (Doutoranda) Clarisse Duarte Magalhães Cancela (Doutoranda) Cristiane Bomfim Cruz do Nascimento (Doutoranda) Débora da Silva Lopes dos Santos (Mestranda) Francisca Valeria Martins Cunha (Graduanda) Isabel Aparecida Mendes Henze (Doutoranda) Isabel Victória Corrêa Van Der Ley Lima (Doutoranda) Liliane Balonecker Daluz (Doutoranda) Lygia Maria Sanches dos Santos (Graduanda) Maria Emília Tagliari Santos (Mestre em Educação pela PUC-Rio) Monique Gewerc (Mestre em Educação pela PUC-Rio) Patrícia Braga do Desterro (Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela UERJ) Petronilia Pereira dos Santos (Mestre em Educação pela UERJ) Priscila Matos Resinentti (Doutora em Educação pela PUC-Rio) Renata do Nascimento de Souza (Mestre em Educação pela PUC-Rio) Roberta de Lima Manceira Flores (Mestranda em Educação pelo PPGEDU-FFP/UERJ) Rosana Ferreira Alexandre (Doutora em Design pela PUC-Rio) Thamiris Bastos Lopes (Doutoranda em Educação pela PUC-Rio)

Cooperação e Avaliação em EaD

O grupo foi formado em 2002 e participa regularmente das atividades científicas da área de Educação, Informática, Informática na Educação e Educação a distância. A partir de sua fundação esteve presente em comitês de programa de eventos tanto na área da Educação como na área de Sistemas de Informação. Os participantes do grupo possuem formação multidisciplinar e desenvolvem seus trabalhos em áreas complementares.

Uma das principais atividades do grupo é o desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas à Educação a Distância e a educação mediada por estas tecnologias.

Participantes:

Bernardo Pereira Nunes (Analista de Sistemas da CCEAD PUC-Rio) Gianna Oliveira Bogossian Roque (Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ) Gleilcelene Neri de Brito (Mestre em Profissional em Avaliação pela CESGRANRIO) Ana Luiza Portes (Pós-Graduação em atualização em Planejamento em Educação a Distância pela PUC-SP) Luis Felipe Sao Thiago de Carvalho (Doutorando em Educação pela PUC-Rio) Érika Lins (Mestre em educação pela PUC-Rio) Keite Silva de Melo (Doutoranda em Educação pela PUC-Rio) Jéssica Zacarias de Andrade (Doutoranda em Educação pela PUC-Rio) Loraine Piana Silva Neri do Nascimento (Graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá)

INFOC. – Infância, Formação e Cultura

Coordenação: Sonia Kramer

As bases teóricas para o estudo da infância, das crianças e da educação são formuladas pelo grupo a partir de uma perspectiva interdisciplinar baseada nos estudos da linguagem e estudos culturais, em especial em Benjamin, Bakhtin, Vigotski e Buber. Esse estudo e as contribuições da antropologia e da sociologia da infância favorecem um conhecimento denso, sensível e ético para compreender crianças, jovens e adultos no mundo contemporâneo.

Participantes:

Pesquisadores: Maria Fernanda Rezende Nunes (UNIRIO - Projeto Interinstitucional) Alexandra Coelho Pena - Pós -doutoranda do Departamento de Educação da PUC-Rio Aline Faria Silveira - Mestrado Gabriela Barreto da Silva Scramingnon - Doutorado Liana Garcia Castro - Mestrado Maria Leonor Pio Borges de Toledo - Doutorado Patrícia Corsino - Doutorado Silvia Neli Falcao Barbosa - Mestrado Estudantes: Graduação - Amanda Izaias da Silva; Luiza Bueno Souza; Pedro Lontra Costa de Figueiredo; Rafaela Fernandes Trugilho; Especialização - Paula Szuchmacher Huf; Mestrado - Julia Baumann Campos; Rosiane Brandão Siqueira; Doutorado - Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos; Rejane Brandão Siqueira;

Departamento de Educação PUC-Rio