Graduação

O currículo do curso de Pedagogia é voltado para a formação de profissionais capazes de se posicionarem de maneira crítica e consciente diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira. O objetivo é colocar no mercado de trabalho pedagogos(as) com sólida fundamentação teórica e uma visão contextualizada de todo o processo educativo.

O curso está estruturado em 8 períodos letivos e foi pioneiro ao apresentar uma estrutura curricular integrada. São realizados quatro estágios curriculares, um em cada área de formação, mas o aluno tem também a possibilidade de realizar estágios não curriculares em escolas e espaços de educação não formal.

Durante o curso, os alunos têm a possibilidade de receber bolsas de iniciação científica e participar de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores da pós-graduação do Departamento de Educação. Podem também ingressar no Núcleo de Orientação e Aconselhamento Psicopedagógico (NOAP), onde é desenvolvido um trabalho com alunos da rede pública que apresentam dificuldades de aprendizagem, e/ou nos subprojetos de Educação de Jovens e Adultos que integram o Programa Raízes Comunitárias.

Formas de Ingresso

Periodização

 O Profissional

Na escola, o profissional de Pedagogia poderá exercer funções de Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica, Supervisão Pedagógica e Direção, bem como atuar como professor na Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e em Instituições de Formação de Professores.

O mercado de trabalho do pedagogo não é restrito apenas à escola. Na sociedade atual, esse profissional tem sido requisitado, cada vez com mais frequência, por empresas, organizações não governamentais, mídia educativa, museus, centros culturais, brinquedotecas, hospitais, órgãos de pesquisa, assessorias educacionais e órgãos do governo relacionados à educação, pois onde houver uma prática educativa, uma ação pedagógica se faz necessária.

Departamento de Educação PUC-Rio