Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolve-se em dois níveis: Mestrado em Educação e Doutorado em Ciências Humanas – Educação.

O curso de Mestrado foi pioneiro no país e vem funcionando regularmente desde 1966. O curso de Doutorado foi iniciado em 1976. Ambos vêm contribuindo decisivamente para a formação de docentes e pesquisadores de renomada competência assim como para o desenvolvimento de linhas de ação e pesquisa no campo da educação.

Uma de suas marcas é a excelência acadêmica, atestada pela avaliação da CAPES, que vem conferindo a nota máxima da área ao Programa, de forma consecutiva ao longo dos últimos nove anos. Outras características do Programa são a pluralidade de áreas de pesquisa e a flexibilidade. O corpo docente cobre um amplo espectro de perspectivas analíticas e enfoques teórico-metodológicos e a identidade do Programa foi construída em torno da flexibilidade em termos de estrutura curricular e da ênfase na articulação ensino-pesquisa, sem abrir mão de uma base comum de conhecimentos a serem trabalhados nas disciplinas obrigatórias e matérias de fundamentação.

Departamento de Educação PUC-Rio