Silvana Soares de Araujo Mesquita

Doutora em Educação (PUC-RJ). Possui licenciatura em Ciências pela UNIGRANRIO (1991) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Especialização lato sensu em Gestão Escolar (UFJF) e em Ensino de Ciências (UERJ). No ano de 2017, recebeu o Prêmio Capes de Tese na área de Educação. Professora do Departamento de Educação da PUC-RJ, leciona na Graduação em Pedagogia e na Pós Graduação (mestrado e doutorado), na área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Durante sua trajetória profissional, atuou como docente da educação básica, das séries iniciais ao ensino médio, e como gestora escolar da rede estadual do RJ. Lecionou, ainda, no ensino superior privado e público em cursos de licenciatura e pós-graduação na área de Pedagogia e Gestão Escolar. Integrou os projetos de Formação Continuada de professores de Ensino Médio (Pacto Nacional/MEC), de elaboração do Currículo Mínino do curso normal (SEEDUC/RJ). de produção de material de apoio didático -pedagógico pelo CEDERJ para formação de professores da educação básica e na avaliação de livros Didáticos (PNLD/MEC).  Atuou na formação de professores no Curso Normal na rede pública e privada. Possui experiência profissional na área de Gestão Escolar, Políticas Educacionais, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Ensino de Ciências. Integra o Grupo de Pesquisa de Estudos sobre o Professor e o Ensino (GEPPE-PUC-RJ). Desenvolve estudos sobre Formação de Professores, Didática, Trabalho e Profissionalização Docente, Politicas Curriculares, juventude e ensino médio.