Giselle Martins dos Santos Ferreira

  • Lidera o(s) grupo(s) a seguir

  • Discursos da Educação e Tecnologia – DEdTec

Professora Adjunta no Departamento de Educação da PUC-Rio.

Pós-Doutora em Educação pela Open University do Reino Unido (2007-2008; 2014), Doutora em Música (University of York, Inglaterra, 2000; bolsista Capes), Mestre em Educação (Open University do Reino Unido, 2006), Mestre em Engenharia Elétrica (PUC-Rio, 1993; bolsista Capes), Bacharel em Música (Conservatório Brasileiro de Música, 1989), Bacharel em Engenharia Elétrica (UERJ, 1987). Membro da Advent HE (anteriormente, British Higher Education Academy) desde 2001.

Atuou como Professora Adjunta no PPGE/UNESA (agosto 2011-agosto 2018), onde serviu como Coordenadora Adjunta do programa (outubro de 2014 a dezembro de 2015) e Coordenadora da linha de pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (2012-2017). Entre 2012 e 2018, liderou o Grupo de Pesquisas TIC nos Processos Educacionais, TICPE. Sob sua coordenação, o grupo produziu coletâneas anuais (e-Books) de trabalhos de pesquisa conduzida no Brasil, em Portugal e, no volume de 2017, em diversos países anglófonos. Este volume, intitulado Education and Technology: critical approaches, consiste em uma obra inteiramente bilíngue que congrega contribuições de autores renomados da pesquisa crítica em Educação e Tecnologia.

Foi Professora-Pesquisadora na Open University do Reino Unido (UKOU) entre 1998 e 2012, onde também atuou como Professora-Tutora em diversos módulos de graduação (1998 a 2001), Professora Associada no Mestrado em Música (2003-2005) e Pesquisadora Visitante (2012-2016). Participou da implantação do primeiro curso on-line oferecido pela instituição (1998-2001), bem como no estágio de implantação (2006-2008) do projeto OpenLearn (desenvolvimento e pesquisa na área, então embrionária, de Recursos Educacionais Abertos). Foi Pesquisadora Associada nos projetos Open University Centre of Excellence in Teaching and Learning (OpenCETL) (2007-2008) e Open Educational Resources Research Hub (2014; atual Open Education Research Hub), e integrou a equipe do projeto Achieving Transformation, Enhanced Learning and Innovation through Educational Resources in Design: ATELIER-D, do Departamento de Design (2008-2010), como especialista em pesquisa educacional.

Suas pesquisas têm como viés seu interesse continuado na relação entre a tecnologia e o humano, inicialmente no contexto da música e, a partir dos estudos iniciados em 2003, na Educação. Desde então, tem se dedicado a pesquisar temáticas na interface da Educação e da Tecnologia a partir de abordagens crítico-discursivas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8992700249707040