Isabel Lelis – Homenagem

Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis

Isabel Lelis concluiu a graduação em Pedagogia pela PUC-Rio (1971), mestrado em Educação pela PUC-Rio (1983) e doutorado em Educação pela PUC-Rio (1996).
Foi Professora Associada do Departamento de Educação da PUC-Rio, com reconhecida atuação no campo da educação. Além de Pesquisadora Nível 2 do CNPq desde 1985 e consultora de diferentes agências de fomento à pesquisa (CNPq; CAPES; FAPERJ; FINEP).
Sua principal contribuição ao campo da Educação se expressa no profundo compromisso com a formação de pesquisadores refletindo-se, entre outros aspectos, no número significativo de dissertações e teses orientadas, aproximadamente 50, e na qualidade das mesmas, atestada pelo recebimento do Prêmio CAPES de Teses 2017 por uma de suas orientandas. Os doutores por ela orientados fazem parte hoje dos quadros docentes das principais instituições do Rio de Janeiro, entre elas, UFRJ, UERJ, UFF, UCP e PUC-Rio e, também, de outros estados, como UEPA, UFOP, UFSJ e UFJF.
A professora Isabel Lelis integrou-se ainda muito jovem ao quadro docente que está na gênese do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, pioneiro na área em todo o país. Somou, assim, esforços no campo do ensino e da pesquisa, com especial contribuição à área de formação de professores, da profissão docente e dos estudos sobre a escola.