Jefferson da Costa Soares

  • Lidera o(s) grupo(s) a seguir

  • História da Profissão Docente e das Disciplinas Escolares

 

 

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil.

 

Docência

Professor Assistente do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil.

Disciplinas: História e Política da Educação Básica; História das Ideias e das Práticas Pedagógicas e História da Educação Brasileira, História da Educação no Brasil, História da Profissão Docente.

 

Pesquisa:

Membro do grupo de pesquisa História da Profissão Docente (PRODOC), que tem se voltado a estudar comparativamente o processo de construção da identidade do professor do ensino pós-primário. É composto por pesquisadores que atuam em diferentes níveis: Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

 

Projeto atual:

2016-Atual: A Contribuição de Joseph Herman para a Educação Brasileira no Período Imperial, de cunho biográfico sobre Joseph Herman, o Barão de Tautphoeus, educador proeminente do período Imperial brasileiro, mas que não possui estudos mais aprofundados sobre a sua peculiar trajetória.

2013-Atual: O Colégio Pedro II e seu Impacto na Constituição do Magistério Público Secundário no Brasil, que se propõe a estudar o processo de constituição da identidade profissional específica por parte desse segmento da categoria docente: o magistério público secundário, a partir do Colégio Pedro II, criado em 1837.

 

Projetos anteriores:

2010-2013: A Gênese da Construção da Identidade do Professor Secundário, que tem como objeto de estudo o quadro docente do Colégio Pedro II, em dois momentos diferenciados da sua trajetória: os anos iniciais de funcionamento (século XIX) e os anos 1920 a 1940, enquanto períodos em que ocorrem mudanças significativas no programa institucional do ensino secundário no Brasil.

  

Recentes Publicações:

  1. SOARES, J. C.; XAVIER, L. N.. Contribuições de Ana Waleska Mendonça para a Pesquisa em História da Educação. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 14, p. 207-227, 2019.
  2. CASELI, T. S. ; SOARES, J. C.. As Crianças Negras da Casa de São José no Rio de Janeiro (1888-1916): Relações Raciais no Debate sobre Educação. Revista HISTEDBR On-line, v. 19, p. 1-28, 2019.
  3. SOARES, J. C.. As Contribuições De Joseph Herman para a Educação Brasileira no Período Imperial. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 22, p. 318-333, 2018.
  4. SOARES, J. C.; SILVA, G. M. . Dentre a Reforma Rocha Vaz e o Estado Novo: Os Professores Suplementares do Colégio Pedro II. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 22, p. 146, 2018.