Patrícia Coelho da Costa

  • Lidera o(s) grupo(s) a seguir

  • Educação, história e comunicação
  • Educação, história e comunicação

Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

Docência

Professora do Departamento de Educação da  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Disciplinas: História e Política da Educação Básica; Metodologia das Ciências Sociais e História da Educação Brasileira.

Coordenação

Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)- PUC-RIO. Subprojeto Pedagogia.

Pesquisa

Coordeno o grupo de pesquisa História, educação e mídia, que apóia propostas de investigação da história da educação por meio do rádio, do cinema e da televisão, ao longo do século XX, no Brasil. É composto por pesquisadores que atuam em diferentes níveis: Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Projeto atual

2015: A Universidade do ar

Concepções de metodologia de ensino de História, práticas docentes e primeiras licenciaturas, que tem como foco de análise a contribuição do programa radiofônico intitulado a Universidade do ar, irradiado entre 1941 e 1944 pela Rádio Nacional, para o desenvolvimento do processo de metodização do ensino História em nosso país.

Projetos anteriores

2012-2014: A Universidade do ar: um programa radiofônico dedicado aos nossos mestres (1940-1945), que tem como objeto um programa educacional radiofônico, intitulado Universidade do ar, direcionado ao aprimoramento da formação de nossos mestres, irradiado entre 1941 e 1944 pela Rádio Nacional.

Publicações recentes
  • COELHO, P. (2016) Educadores no radio: programas para ouvir e aprender (1935-1950). Rio de Janeiro: PUC-Rio,;Mauad.
  • COELHO, P. (2016) A fotografia aplicada à geografia escolar: uma proposta de Delgado Carvalho In: Revista Linhas, vol 17, n 23, pp 189 – 205.