Livro de Maria Océlia Mota (LAED/PUC-Rio)

Maria Océlia Mota, doutora pelo Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio, orientada pela Profª. Drª. Alicia Bonamino, publicou neste mês de dezembro/2022 o livro: “De como ‘O Sertão Virou Mar’ ou de como ‘O Ceará Superou o Analfabetismo Escolar'”. A pesquisa foi realizada no âmbito do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd).

O livro apresenta a análise e os resultados do estudo da implementação do Prêmio Escola Dez (Pendez) em 8 escolas localizadas na região do Cariri, estado do Ceará. A autora procura compreender como acontece a implementação da política a partir da percepção e atuação de: professores, coordenadores, diretores e gerentes do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic).

Os resultados das análises apontam que características de responsabilização, meritocracia, colaboração e equidade, presentes na política, influenciam as ações das escolas, interferem nas práticas pedagógicas dos coordenadores, professores e alunos, provocando pressão e competição por resultados e cria-se nos municípios uma cultura de avaliação.

O livro conclui que o Pendez traz a melhoria da educação nos municípios e no estado e, ao mesmo tempo, tem transformado e elevado os índices de desempenho educacionais nas avaliações externas. A política tem provocado uma mudança radical nas concepções de ensino de professores e na gestão escolares e municipais, fazendo com que quase todas as ações educacionais promovidas pelas escolas e secretarias de educação estudadas girem em torno dessas avaliações.

A poetisa Suyane Melo fez um cordel para apresentar o livro, assista here. A obra está disponível no site da Editora Appris.

                                                                                                                                                  Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca

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