Debate sobre o filme “Favela é moda” com a participação da professora Mylene Mizrahi

Na próxima sexta-feira, dia 01/07, às 10h, a professora do Departamento de Educação, Mylene Mizrahi, vai participar de um debate sobre o filme “Favela é Moda”, vencedor do Prêmio de Melhor Documentário pelo voto popular no Festival do Rio 2019 e vencedor também do XIII Prêmio Pierre Verger na categoria longa-metragem, em 2020.

O assunto abordado no documentário é especialmente relevante para os pesquisadores interessados na discussão sobre gênero e raça em seus atravessamentos pela estética e pelo corpo.

O filme acompanha o desenvolvimento de modelos de uma agência da favela do Jacarezinho que tenta reverter o cenário de sub-representação dos corpos negros e ‘fora do padrão’. A partir do conceito Moda Resistência, refletem sobre o padrão estético no mercado da moda no Brasil e discutem temas como representatividade, racismo, juventude e identidade.

O debate faz parte da abertura do Prêmio Pierre Verger desse ano. Além da professora Mylene Mizrahi, também participam do bate-papo o diretor, Emílio Domingos, e a professora Denise da Costa, da UNILAB.

Interessados em participar especialmente (e apenas) do debate devem entrar em contato com o Departamento de Educação e o link será enviado pelo privado.

Mais sobre o Prêmio Pierre Verger

O Prêmio Pierre Verger, da Associação Brasileira de Antropologia, é realizado a cada dois anos, recebendo inscrições de filmes etnográficos e ensaios fotográficos recentes realizados por antropólogos. Criado em 1996, o concurso reconhece a qualidade técnica e conceitual das obras que veiculam o conhecimento antropológico no interior da comunidade científica, e para fora dela, atingindo o grande público.

en_US