GRADUAÇÃO
Pixel amarelo

 
 

O que é o curso

O currículo do curso de Pedagogia é voltado para a formação de profissionais capazes de se posicionarem de maneira crítica e consciente diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira. O objetivo é colocar no mercado de trabalho pedagogos(as) com sólida fundamentação teórica e uma visão contextualizada de todo o processo educativo, a fim de que possam trabalhar efetivamente pela melhoria da qualidade do ensino.

O curso, recentemente reformulado, atende à Resolução nº 1 do CNE de maio/2006, e está estruturado em 8 períodos letivos, apresentando uma estrutura curricular inovadora e integrada. Assim, concede simultaneamente as formações de Orientador Educacional, Supervisor Pedagógico, Administrador Escolar, Professor das matérias pedagógicas do Curso de Formação de Professores em Nível Médio, professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e professor de Educação Infantil.

Durante o curso, os alunos podem receber bolsas de iniciação científica e participar de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores da pós-graduação do Departamento de Educação. Também têm a chance de fazer estágios supervisionados em escolas públicas, conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação /RJ e escolas da rede privada de ensino. Podem participar de estágio no Núcleo de Orientação e Aconselhamento Psicopedagógico (NOAP), onde é desenvolvido um trabalho pioneiro com alunos da rede pública que apresentam dificuldades de aprendizagem. Podem participar também dos subprojetos de Educação de Jovens e Adultos que integram o Programa Raízes Comunitárias.