jazon-kovats-UES2PnGjiCU-unsplash

Pós-Graduação e Pesquisa

Egressos

O acompanhamento dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio é realizado pela sua secretaria e coordenação, com a colaboração dos representantes dos alunos do PPGE. Além da coleta e análise de dados a partir dos currículos de cada egresso na plataforma Lattes, são realizadas pesquisas, em parceria com a representação discente, com alunos e ex-alunos para identificar pontos para melhoria no programa e acompanhar os egressos nos anos posteriores à defesa.

O survey realizado no início de 2021 e o levantamento de informações a partir dos Currículos Lattes dos egressos do período entre 2012 e 2020, revelou que a maioria dos doutores formados pelo PPGE PUC-Rio atuam em universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Boa parte dos egressos de mestrado e doutorado atuam na educação básica pública (federal, municipal e estadual) e privada. Outros ocupam cargos em secretarias governamentais de educação e no terceiro setor.

Os egressos são estimulados a continuarem seus estudos. A maior parte dos mestres formados nesse período ingressou em cursos de doutorado. Os doutores, por sua vez, mantêm seus vínculos com os grupos de pesquisa do PPGE PUC-Rio e/ou estabelecem relações com outras instituições de pesquisa, com frequência fundando novos núcleos de investigação e estudos. Além disso, vários deles realizam ou realizaram estágios de pós-doutorado em instituições nacionais e estrangeiras.

Dentre as instituições de pesquisa com as quais nossos egressos possuem vínculos destacam-se Universidade de Essex (Reino Unido), Universidade de Montréal (Canadá), Universidade de Évora (Portugal), Universidade do Texas, San Antonio (EUA), FIOCRUZ, UNICAMP, USP,  UFMS, UFRJ, UFRJ, UERJ, Unirio, UFF e PUC-Rio. Com relação à educação básica, destacam-se Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Escola de Formação Paulo Freire (SME-RJ), Colégio Pedro II, Colégio de Aplicação da UFRJ, Colégio de Aplicação da UERJ, Colégio de Aplicação da UFJF, FAETEC, IFRJ, Colégio Santo Inácio, Colégio Teresiano, Escola EDEM, entre outras.