david-griffiths-wjZ-zYvElDs-unsplash

Pós-Graduação e Pesquisa

Perguntas frequentes

FAQ in English for international students are available at the site of the Central Coordination for International Cooperation.

Nos últimos anos, as agências de fomento têm disponibilizado algumas bolsas de mestrado e doutorado. Tradicionalmente, a PUC tem oferecido bolsas de isenção de mensalidades para todas/os as/os alunas/os.

As disciplinas são oferecidas no turno da tarde de segunda à sexta, em dois horários, de 13h às 16h e de 16h às 19h. No entanto, outras atividades, como seminários, palestras, cursos de curta duração etc., podem acontecer em outros horários.

São grupos coordenados pelos professores da pós-graduação, que desenvolvem pesquisas institucionais às quais devem ser vinculadas às pesquisas das/os pós-graduandas/os. As temáticas estudadas cobrem um amplo leque de áreas relevantes para o campo educacional. Os resumos dos projetos em desenvolvimento estão disponíveis nos respectivos Currículo Lattes dos coordenadores de grupo, cujas informações estão disponíveis na página Quadro Docente. Os alunos de mestrado devem, obrigatoriamente, frequentar as reuniões de um grupo de pesquisa por, no mínimo, 6 (seis) meses. Para alunos de doutorado, esse período mínimo é de 12 (doze) meses. Veja aqui a lista completa dos grupos de pesquisa.

Espera-se que mestrandos e doutorandos cursem pelo menos 3 disciplinas por semestre (totalizando 9 horas semanais em sala de aula), além de reservar no mínimo mais 6 horas semanais para a realização das leituras e das tarefas associadas às disciplinas. Espera-se que não se dediquem somente às disciplinas, mas também à pesquisa institucional desenvolvida pelo grupo de pesquisa, à participação em palestras e seminários, à elaboração e apresentação de trabalhos em congressos, no Brasil e no exterior. Uma vez que a ênfase do mestrado acadêmico e do doutorado é formar pesquisadores, é exigida uma formação mais ampla, além das aulas.

Estudantes bolsistas devem ter dedicação exclusiva.

Sim. No entanto, para matrícula no curso (em fevereiro do ano de ingresso) será necessário apresentar o diploma de graduação.

Sim. No entanto, para matrícula no curso (em fevereiro do ano de ingresso) será necessário apresentar o diploma de mestrado.

Não. Nos dois casos, essa definição é feita após o ingresso, ao longo do primeiro semestre letivo. No processo seletivo a/o candidata/o poderá indicar a/o orientadora/r de seu interesse (em seu memorial e na entrevista), mas a vinculação ocorrerá posteriormente, de acordo com a temática do estudo e com a disponibilidade da/o orientadora/r.

Apenas após o ingresso na pós-graduação, no primeiro período. Caso a/o aluna/o não seja aprovado no primeiro exame, pode realizar a prova de novo no segundo período. Caso seja reprovada/o novamente, a/o aluna/o será jubilada/o.

Para os alunos que ingressarem em 2024, serão as seguintes:

Mestrado: Uma língua, obrigatoriamente inglês para todas/os as/os alunas/os.

Doutorado: Duas línguas, sendo 1) inglês (obrigatório para todos) e 2) francês ou espanhol (a/o aluna/o escolherá entre uma delas para ser a sua segunda língua avaliada).