Alunos do curso de Educação visitam o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional para discutir a relação entre Cultura Popular e Educação de Jovens e Adultos

No início de maio, os alunos matriculados na disciplina “Educação de Jovens e Adultos” visitaram o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional, nos Jardins do Museu da República, no Catete, um evento para comercialização de peças de artistas e comunidades artesanais de diferentes regiões do país.

O objetivo da visita foi enriquecer o debate iniciado em sala de aula sobre a relação da Educação de Jovens e Adultos e a Cultura Popular, um dos importantes assuntos abordados pelo professor do curso, Renato Pontes.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns espaços ligados ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP – como a Sala do Artista Popular, a loja do Museu do Folclore e uma exposição de Xilogravuras, na Galeria Mestre Vitalino.

Alguns dias antes do passeio, a turma recebeu a professora Lucia Yunes, ex-integrante da direção do CNFCP, para conversar sobre o tema. Ela exibiu um rico material e trouxe importantes contribuições, estimulando a troca de ideias e conhecimento na turma.

Além da discussão que envolve Cultura Popular, a disciplina “Educação de Jovens e Adultos” aborda temas como história da EJA no Brasil, concepções e práticas de alfabetização, Políticas Públicas, construção do conceito contemporâneo para a EJA, práticas pedagógicas, marcos legais conquistados a partir dos anos 90 e desafios e perspectivas atuais para essa modalidade de educação.