Disciplinas Optativas e Eletivas para a Graduação no Semestre 2022.1

O Departamento de Educação da PUC-Rio está oferecendo, para o semestre de 2022.1, novas disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas para o curso de Pedagogia e demais licenciaturas.

Confira abaixo os temas e os horários.

EDU1763 1BA – FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
Prof. Thiago Cabrera
Horário: 3ª e 5ª de 9 às 11h
Modalidade: Virtual – Online (Via Zoom)
Ementa: Tentativas de superar o paradigma da filosofia da consciência e suas implicações para a pedagogia. Concepções do sujeito e da razão engajados: a biologia da educação; racionalidade e ação; cognição; corpo, emoções e cultura. Consciência histórica e relativização do conhecimento científico. Experiência ética e estética na educação. Linguagem e compreensão humana. Formação sócio histórica da identidade.
OBS: Esta disciplina é obrigatória para o curso de Pedagogia e Eletiva para os demais cursos.

EDU 1777 1BA – DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Profa. Elisa Almeida
Horário: 3ª e 5ª de 7 às 9h
Modalidade: Híbrida – 3ª feira online (via Zoom); 5ª feira presencial (sala L522)
Ementa: A educação especial em perspectiva histórica. Diversidade, diferença, deficiência. Distinções entre o modelo social e o modelo biomédico de deficiência: implicações educacionais. Políticas públicas e educação inclusiva. A escola e os modos de intervir no campo das necessidades educativas especiais.

EDU1780 1BA – MÍDIA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO
Profa. Giselle Ferreira
Horário: 3ª e 5ª de 13 às 15h
Modalidade: Híbrida – 3ª feira online (via Zoom); 5ª feira presencial (sala L462)
Ementa: Relações entre mídia, tecnologia e educação em contexto contemporâneo; principais tendências das pesquisas na área; políticas de acesso às novas mídias; habilidades para produção do conhecimento; alfabetização midiática e informacional; uso de audiovisuais para fins pedagógicos; uso de tecnologias digitais como espaços de aprendizagem.

EDU1794 1BA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Prof. Renato Pontes
Horário: 6ª de 09 às 13h
Modalidade: Presencial – de 09 às 11h – sala L528; de 11 às 13h – sala L526
Ementa: História da EJA no Brasil, os avanços e os retrocessos. Concepções e práticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo da história. A construção do conceito contemporâneo para a EJA. Políticas Públicas de EJA e marcos legais conquistados a partir dos anos 90. Desafios e perspectivas atuais para essa modalidade de Educação. Práticas Pedagógicas em EJA: a sala de aula como espaço da diversidade. Análise de propostas curriculares e projetos pedagógicos.
OBS: Esta disciplina é optativa para o curso de Pedagogia e Eletiva para os demais cursos.

EDU1744 1BA – BRINQUEDO OU BRINQUEDOTECA
Profa. Alexandra Pena
Horário: 2ª e 4ª de 09 às 11h
Modalidade: Híbrida – 2ª feira presencial (sala L528); 4ª feira online (via Zoom)
Ementa: A importância do brinquedo e o direito de brincar. O brinquedo como objeto de cultura: industrializados e artesanais. O brinquedo e as brincadeiras nos espaços urbano e escolar: usos e interações. Brinquedoteca: história, identidade, organização e funcionamento.