Educação PUC-Rio no Curso de Gestores 2023 de Duque de Caxias

No dia 24 de março de 2023, as professoras Cynthia Paes de Carvalho (Departamento de Educação da PUC-Rio) e Ana Cristina Prado de Oliveira (Unirio) ministraram a palestra da aula inaugural do “Curso de Gestores 2023: a identidade e as funções do diretor escolar no contexto municipal”, da Rede Municipal de Duque de Caxias, a convite da Secretaria Municipal de Educação da rede.

A palestra abordou a “Matriz Nacional de Competências do Diretor: seus fundamentos e implicações”. O curso (de 24/03 a 04/08), oferecido na modalidade presencial, destina-se a todos os diretores e vice-diretores da rede e é previsto na lei municipal da gestão democrática como formação obrigatória dos(as) gestores(as) eleitos.

Além da equipe da secretaria municipal, participaram dessa atividade de abertura do curso um total de 200 gestores da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, que conta com 179 escolas nos segmentos de educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os gestores foram distribuídos em dois grupos (manhã e tarde) de maneira a possibilitar uma interlocução mais densa e participativa sobre os desafios e a relevância de seu trabalho com as professoras.

Revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca