Homeschooling, ensino de controvérsias e o novo conservadorismo brasileiro

Em parceria com as alunas Helce Amanda Moreira e Fernanda Moura, o Prof. Pedro Teixeira (vice-coordenador do PPGE da PUC-Rio) publicou o artigo intitulado: Homeschooling, ensino de controvérsias e o novo conservadorismo brasileiro”.

Como o governo federal instituiu, em 2019, como principal pauta para a educação a regulamentação do homeschooling, o artigo objetiva discutir a viabilidade do ensino de controvérsias no homeschooling. Para tanto, os autores analisam documentos legais e de associações pró-homeschooling. Os resultados indicam que o ensino de controvérsias é dever da educação brasileira e incompatível com o homeschooling e concluem que esse tipo de “ensino” constitui uma ameaça para a educação democrática e para a democracia em si.

Os autores integram o grupo de pesquisa “Diversias: Grupo de Estudos em Diversidade, Educação e Controvérsias” (PUC-Rio/CNPq), no qual discutem, entre outros temas, as relações entre educação, neoconservadorismo e neoliberalismo.

O artigo está disponível no volume 52 do periódico Cadernos de Pesquisa (31 out. 2022). O periódico é editado pela Fundação Carlos Chagas, que disponibiliza em seu blog um post com apresentação dos principais pontos do artigo, assinado pelos autores do texto, intitulado: “Homeschooling e os entraves à educação democrática: o ensino de controvérsias” (1º nov. 2022).

Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca