Teses e dissertações apresentadas em 2022

O primeiro semestre de 2022 foi marcado pela retomada do ensino presencial na PUC-Rio, mas as bancas de defesa de mestrado e doutorado ainda aconteceram no formato remoto. A opção pelos encontros virtuais, no entanto, não impediu calorosas comemorações após anos de dedicação à pesquisa.

No Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/PUC-Rio) os temas apresentados foram bastante variados.

O Projeto “Grandes Centros Urbanos” do Núcleo de Educação de Adultos da universidade foi tema de uma pesquisa que destacou a contribuição dos estudos da memória para o campo da EJA e Educação Popular no Brasil.

Abordagens diferentes sobre memória apareceram em dissertações e teses. Uma delas analisou as narrativas do passado para um ensino de História neoconservador com base no movimento “Escola sem Partido” e outra usou como objeto de estudo a figura dos Mestres cantadores do Boi de Pindaré para falar sobre educação, memória, pertencimento e oralidade.

Memórias também apareceram em pesquisa sobre as narrativas de netas e netos de sobreviventes do Holocausto. Populares neste semestre, as relações entre diferentes gerações apareceram, mais uma vez, em um trabalho que analisou os sentidos construídos sobre infância a partir das narrativas de avós, avôs, netos e netas com fortes vínculos.

A atual situação pandêmica não poderia ficar de fora e foi objeto de três estudos: um sobre ensino remoto emergencial e letramentos midiáticos de professores na pandemia de Covid19, outro sobre as ações de secretarias Estaduais de Educação e Gestão de Redes de Ensino durante o período de suspensão das aulas presenciais e um terceiro sobre a gestão e liderança escolar em uma rede pública municipal do Maranhão durante a pandemia.

Questões raciais foram ponto central em duas pesquisas. A primeira delas analisou literaturas infantis africanas e afro-brasileiras como letramento racial crítico e construção das identidades étnico-raciais na Educação Infantil e a segunda abordou as trajetórias formativas e identidade docente de mulheres negras em um curso de licenciatura em Química.

Também teve destaque as pesquisas sobre a educação básica. Houve trabalho com debate acerca da formação cultural dos professores e trabalho com análise da mobilização dos saberes de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Houve, ainda, uma dissertação que tratou de práticas inovadoras de professores formadores.

Outras pesquisas discutiram relacionamentos variados: as relações entre família, professores e escola, as relações entre adultos e crianças no convívio na vida da rua e as relações entre avaliador e avaliado em políticas de avaliação.

O departamento parabeniza as alunas e alunos e suas orientadoras e orientadores pelo caminho percorrido.

Todos os trabalhos estão disponíveis na coleção digital de teses e dissertações da PUC-Rio.