Pedagogia da PUC-Rio é nota máxima no Enade 2021

O curso de Pedagogia da PUC-Rio atingiu o conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021.

O Enade é realizado anualmente desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em seu site, o Inep informa que o “conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado”. Em 2021, participaram da avaliação estudantes de licenciatura e bacharelado das áreas de ciências biológicas, humanas, da saúde, exatas e linguística, letras, artes, tecnologia e comunicação.

De todos os cursos superiores avaliados no Brasil, apenas 6% atingiram nota máxima. Entre os cursos de Pedagogia (Licenciatura) que participaram do Enade 2021 (1.249), apenas 4% receberam conceito 5, entre os quais está nosso curso de Pedagogia! A nota conquistada em um período de aulas remotas e atividades on-line, em decorrência da pandemia de Covid-19, demonstra a capacidade e seriedade de nossa instituição e de nosso quadro docente e de servidores em oferecer um ensino de qualidade.

Os resultados do Enade 2021, referentes aos cursos de Pedagogia (Licenciatura), foram divulgados no “Relatório Síntese da Área de Pedagogia”.

Relatório de notas dos cursos da PUC-Rio no Enade 2021
Fonte: INEP (2022, p. 11)

Todas as imagens utilizadas para a construção desta notícia foram retiradas do “Relatório Enade/2021: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro”, gerado pelo site do Inep.

Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca