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Pós-Graduação e Pesquisa

Doutorado

Estrutura curricular

A matriz curricular está organizada em 3 níveis interconectados: 1) disciplinas obrigatórias de curso; 2) disciplinas optativas de fundamentação teórica; 3) disciplinas eletivas livres (vinculadas às linhas de pesquisa, aos grupos de pesquisa e aos projetos de pesquisa dos docentes). Intrinsecamente articulado às linhas de pesquisa, o currículo oferece uma base de conhecimentos que subsidia a análise da situação atual da educação brasileira, sua organização, institucionalização, estrutura, problemas e desafios; fundamenta a formação para a pesquisa empírica, incluindo o domínio de métodos de produção e de análise de dados; subsidia a apropriação dos referenciais teórico-metodológicos da pesquisa e o aprofundamento de conhecimentos produzidos em diferentes campos de estudo.

Essa matriz curricular busca construir um percurso de expansão inicial do olhar dos pós-graduandos, tirando, temporariamente, o foco de seus recortes de pesquisa, para que possam compreender a dimensão e a complexidade dos desafios impostos à educação pública brasileira, em um contexto de tantas e tão profundas desigualdades sociais. Essa expansão do olhar está presente, também, nas disciplinas de pesquisa que têm como principal objetivo promover o conhecimento dos pressupostos filosóficos epistemológicos da pesquisa científica e propiciar a análise das vantagens, alcances e limitações dos diferentes métodos e procedimentos de investigação em ciências humanas e sociais, evitando monismos metodológicos e assegurando a adequada relação objeto/método.

 

Requisitos para obtenção dos títulos de Doutor

Completar 48 créditos assim distribuídos:

  • Até 24 créditos aproveitados do Mestrado em Educação;
  • 03 créditos em Questões Atuais da Educação Brasileira;
  • 03 créditos em Pesquisa Educacional, envolvendo um estudo preliminar do tema da tese, discussões teórico-metodológicas e produção de artigo científico;
  • 06 créditos em participação em grupos de pesquisa durante 2 semestres;
  • 06 créditos em disciplinas de fundamentação, à escolha do doutorando
  • 06 créditos em disciplinas eletivas, sendo pelo menos uma fora da área de Educação, a critério da Comissão de Pós-Graduação;

Caso o candidato não possua o grau de mestre, deverá cumprir 24 créditos correspondentes ao Mestrado em Educação do Departamento. O candidato poderá aproveitar os créditos de Mestrado obtidos em outras áreas ou instituições, de acordo com o parecer da Comissão de Pós-Graduação e em conformidade com as normas gerais regulamentares.

Após obter os créditos acadêmicos regulares, o doutorando deverá realizar o Exame de Qualificação I (defesa de projeto de Tese) e do Exame de Qualificação II (defesa de três capítulos da Tese).

O doutorando deverá ser aprovado em exame de inglês e francês, podendo uma dessas duas línguas ser substituída por uma terceira (com exceção do espanhol), proposta pelo doutorado e aceita pela Comissão de Pós-Graduação. A língua já testada no mestrado será computada no Doutorado.

O doutorando deverá defender e ser aprovado em Tese de Doutorado (EDU 3001).

 

Matriz curricular 

Código(s)Título
OBRIGATÓRIAS
EDU 2505Questões Atuais da Educação
EDU 2506Pesquisa Educacional
FUNDAMENTAÇÃO
EDU 2511 / 2512História da Educação Brasileira
EDU 2513 / 2514Filosofia da Educação I
EDU 2515 / 2516Filosofia da Educação II
EDU 2517 / 2518Psicologia da Educação I
EDU 2519 / 2520Psicologia da Educação II
EDU 2521 / 2522Sociologia da Educação I
EDU 2523 / 2524Sociologia da Educação II
EDU 2525 / 2526Antropologia e Educação
EDU 2527 / 2528Política da Educação Brasileira
EDU 2529 / 2530Política e Educação
EDU 2531 / 2532Questões Atuais da Didática

São eletivas todas as demais disciplinas oferecidas pelo Departamento, com exceção das de participação em grupos de pesquisa; as disciplinas eletivas respondem tanto a exigências nucleadoras dos eixos temáticos, como a necessidades emergentes das pesquisas em desenvolvimento no Programa. As disciplinas eletivas, nos últimos semestres, têm discutido: Currículo (Estudos e Perspectivas); Cotidiano Escolar e Culturas; Revisão Teórico-Prática de Pesquisas Quantitativas Correntes; Magistério (Cultura e História); A Indústria Cultural e Educação; Leitura, Escrita e Cultura; Concepções sobre Infância e Educação; Teorias recentes da cognição; Educação e Estética; Estudos Críticos de Educação e Tecnologia etc.

A combinação de temáticas emergentes com a revisão periódica das bibliografias assegura a atualização, a inovação e a progressiva internacionalização da grade curricular do programa. As bibliografias, em particular, integram cada vez mais recursos de diversas naturezas, como textos clássicos da área, artigos recentes publicados em periódicos internacionais (em diferentes idiomas), recursos multimidiáticos (como vídeos, infográficos, plataformas de atividades colaborativas, fóruns de debates online, palestras ao vivo e/ou gravadas de docentes de outros Programas e de outros países), bem como a produção do próprio programa, como estudos e publicações de abrangência nacional (por exemplo, nas áreas de Políticas e Didática) e internacional (por exemplo, nas áreas de Mídias e de Diferenças Culturais).

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