bud-helisson-kqguzgvYrtM-unsplash

Pedagogia na PUC-Rio

O curso de Pedagogia da PUC-Rio forma o pedagogo para atuar como um profissional da educação comprometido com o desenvolvimento da formação humana, o que garante relevância política e social à profissão. A partir dessa concepção, o pedagogo é o profissional que poderá exercer diversas funções no campo educacional, contribuindo com a promoção da aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, seja em diferentes níveis e espaços, escolares ou não.

Quanto ao mercado de trabalho, o Pedagogo formado na PUC-Rio estará habilitado para atuar na escola como professor na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e em instituições de formação de professores (curso normal de nível médio), além de desempenhar as funções de orientação educacional, coordenação ou supervisão pedagógica e direção. Porém, o mercado de trabalho do pedagogo não é restrito apenas à escola. Na sociedade atual, esse profissional tem sido requisitado, cada vez com mais frequência, por empresas, organizações não governamentais, mídia educativa (produção de vídeos educativos, jogos, recursos didáticos) museus, centros culturais, brinquedotecas, hospitais, órgãos de pesquisa, assessorias educacionais e órgãos do governo relacionados à educação, pois onde houver uma prática educativa, uma ação pedagógica se faz necessária.

Por tradição, o curso de Pedagogia da PUC-Rio se destaca por colocar no mercado de trabalho pedagogos(as) com sólida fundamentação teórico-prática e uma visão contextualizada de todo o processo educativo. O currículo do curso de Pedagogia é voltado para a formação de profissionais capazes de se posicionar de maneira crítica e consciente diante dos desafios contemporâneos da educação brasileira, em diálogo com as pesquisas atuais.

O curso está organizado em oito períodos letivos e foi pioneiro ao apresentar uma estrutura curricular integrada. A articulação teoria-prática se constrói ao longo de todo o curso e se consolida através dos estágios realizados em diferentes áreas de formação, além da possibilidade de participação em projetos educacionais dentro e fora do campus. O aluno do curso tem também a possibilidade de ampliar sua experiência formativa realizando estágios não curriculares em escolas e espaços de educação não formal. No campo escolar, os alunos do curso de Pedagogia podem participar dos Programas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, vinculados ao MEC, que se desenvolvem em parceria com escolas conveniadas da rede municipal e a supervisão de professores do Departamento de Educação.

Destaca-se que o curso de Pedagogia da PUC-Rio se desenvolve em articulação com a pesquisa acadêmica, permitindo a formação de profissionais atualizados e produtores de conhecimento. Durante o curso, os alunos têm a possibilidade de receber bolsas de iniciação científica e integrar projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores da pós-graduação do Departamento de Educação.