LAEd – Laboratório de Avaliação da Educação

LAEd

Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) foi fundado em 1997 e desde então vem realizando estudos na área de avaliação de políticas educacionais, sistemas de ensino e escolas e seus efeitos na eficácia e na equidade escolar. Os projetos desenvolvidos institucionalmente pelo LAEd recebem financiamento de agências de fomento (CNPq; CAPES e FAPERJ) e vinculam projetos de pesquisa individuais, no âmbito da produção de teses de doutorado, dissertações de mestrado e experiências de Iniciação Científica. O LAEd mantém interação acadêmica e de pesquisa com pesquisadores da UFJF e da UFMG ], dentro do histórico de colaboração em pesquisa que começou a ser desenvolvido em 2004 com o Projeto GERES – Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005, que investigou fatores de eficácia e equidade em 303 escolas e cinco cidades brasileiras, entre 2005 e 2008. Desde 2018, as coordenadoras membros do LAEd participam de uma rede de pesquisa internacional que investiga os temas das desigualdades, da discriminação e do preconceito na educação e reúne pesquisadores da Argentina, do Chile e da França, no âmbito do Projeto CAPES Print.

Professores

pt_BR