
Pós-Graduação e Pesquisa
PPGE
Linhas de Pesquisa
A Área de Concentração do Programa é Educação Brasileira, o que se reflete na abrangência nacional e a política de inserção e nucleação que integra o seu Projeto Político Pedagógico. Nossos pós-graduandos e egressos desenvolvem pesquisas em redes de ensino de Roraima, Pará, Ceará, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e muitos deles integram secretarias de educação em seus municípios e estados. Nossos docentes lideram e/ou participam de projetos interinstitucionais, desenvolvidos em parceria com UFJF, UFMG, UFMS, UFPA, UESB, UNEB, UNB, UFCG, UFPB, UENF, UFPR, UFRJ, UFRRJ, UERJ, UFF, entre outras IES.
As pesquisas conduzidas no Programa estão vinculadas às suas cinco Linhas de Pesquisa:
Esta linha investiga a relação da educação com os processos culturais e instâncias de socialização. Tematiza práticas e concepções culturais e busca compreender a construção histórica e social das identidades, do conhecimento e seus usos. Projetos recentes desta linha têm privilegiado temáticas relativas à infância e à juventude; multiculturalismo e educação (questões étnico-raciais, gênero, sexualidades, deficiências e religiões); relações interculturais em espaços educativos formais e não formais.
Docentes: Cristina Carvalho; Mylene Mizrahi; Pedro Teixeira; Sonia Kramer; Vera Candau; Tânia Dauster;Educação, Desigualdades sociais e Políticas públicas
Esta linha investiga o tema da democratização da educação. Inclui a análise de políticas macro sociais implementadas e de práticas formuladas e implementadas no contexto das famílias, das instituições educacionais e de sua gestão. Enfatiza a compreensão tanto dos processos de produção de desigualdades sociais quanto de iniciativas eficazes na promoção de equidade. O tema da democratização da educação é abordado por meio de investigações das condições de acesso, fluxo e desempenho educacional, bem como dos processos acionados pelas instâncias da sociedade política e civil para ampliar a formação cultural e o nível educacional de crianças, jovens e adultos.
Docentes: Alicia Bonamino; Cynthia Paes de Carvalho; Naira Muylaert; Zaia Brandão;Ideias e instituições educacionais
Esta linha investiga a configuração das ideias educacionais, principalmente no Brasil, a partir de duas perspectivas: a filosófica, que busca aprofundar os pressupostos que embasam as diferentes correntes e tendências de pensamento; e a histórica, que busca interpretar o significado dos projetos, experiências e instituições através dos quais diferentes atores sociais procuraram concretizar tais ideias.
Docentes: Jefferson Soares; Patrícia da Costa; Ralph Bannell; Thiago Cabrera;Linguagens Digitais, Tecnologias e Educação
Esta linha tem como objetivo central analisar e compreender processos de formação e de ensino-aprendizagem, que se configuram na relação com linguagens digitais. As pesquisas desenvolvidas privilegiam: a relação de crianças e jovens com mídias digitais; a inclusão digital; as linguagens digitais em processos educativos formais e não formais; a avaliação de projetos e programas educacionais com uso de mídias; tecnologias digitais e práticas pedagógicas; políticas públicas de inserção de tecnologias em educação; educação na modalidade a distância.
Docentes: Rosália Duarte; Giselle Ferreira; Zena Eisenberg; Apparecida Mamede;Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas
Esta linha investiga os dilemas e desafios que se põem ao trabalho do professor, a partir das políticas de avaliação, das políticas curriculares propostas por secretarias de educação e empresas educacionais. O tema da formação contempla tanto a formação inicial como a formação continuada. No caso da formação inicial, as investigações têm levado em consideração as experiências que vêm se desenvolvendo nos cursos de Pedagogia e outras Licenciaturas, em termos de conhecimentos, saberes, metodologias e estratégias didáticas necessárias aos novos licenciandos. No caso da formação continuada, as pesquisas abordam a eficácia de políticas recentes de desenvolvimento profissional dos professores. Estas perspectivas de pesquisa têm como foco as práticas pedagógicas, com vistas a garantir a efetividade do ensino e da aprendizagem de crianças e jovens.
Docentes: Maria Inês Marcondes; Silvana Mesquita; Silvia Brilhante; Zena Eisenberg;