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Pós-Graduação e Pesquisa

PPGE

Linhas de Pesquisa

A Área de Concentração do Programa é Educação, o que se reflete na abrangência nacional e a política de inserção e nucleação que integra o seu Projeto Político Pedagógico. Nossos pós-graduandos e egressos desenvolvem pesquisas em redes de ensino de Roraima, Pará, Ceará, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e muitos deles integram secretarias de educação em seus municípios e estados. Nossos docentes lideram e/ou participam de projetos interinstitucionais, desenvolvidos em parceria com UFJF, UFMG, UFMS, UFPA, UESB, UNEB, UnB, UFCG, UFPB, UENF, UFPR, UFRJ, UFRRJ, UERJ, UFF, entre outras IES. 

As pesquisas conduzidas no programa estão vinculadas a três Linhas de Pesquisa: 

Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições

Esta linha investiga o tema da democratização da educação a partir da constituição do Estado brasileiro, sem perder de vista outras experiências internacionais. Inclui a análise política e histórica de políticas e de iniciativas formuladas e implementadas pelos diferentes níveis, no contexto das famílias, das instituições escolares e da gestão educacional. Enfatiza a compreensão tanto dos processos de produção de desigualdades educacionais quanto de iniciativas de promoção da equidade. O tema da democratização da educação é abordado por meio da investigação das condições de acesso, fluxo e desempenho, bem como das ações de atores estatais e não estatais. São privilegiadas também, pesquisas sobre a configuração das ideias educacionais, principalmente no Brasil, a partir da perspectiva da história da educação, que busca interpretar o significado dos projetos, experiências e instituições através dos quais diferentes atores sociais procuraram concretizar tais ideias.

Docentes: Alicia Bonamino; Cynthia Paes de Carvalho; Jefferson Soares; Naira Muylaert; Patrícia da Costa;

Formação de Professores, Didática, Aprendizagem, Currículo e Cultura

Esta linha investiga os dilemas e desafios que se apresentam à profissão docente e à formação de professores, no que se refere ao exercício da docência e à aprendizagem dos estudantes em diferentes segmentos de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior) e em outros contextos. As pesquisas valorizam a interseção entre as áreas da didática, do currículo, da formação de professores (inicial e continuada), da psicologia educacional e das aprendizagens. Essas perspectivas de pesquisa englobam temas como as práticas pedagógicas, os conhecimentos, os saberes docentes, a cultura, o cotidiano escolar, o ensino de temas controversos, o ensino e a aprendizagem de crianças, jovens e adultos e o desenvolvimento profissional docente.

Docentes: Maria Inês Marcondes; Pedro Teixeira; Silvana Mesquita; Silvia Brilhante; Zena Eisenberg;

Formação Humana: Cultura, Linguagem e Tecnologia

Essa linha de pesquisa investiga temáticas pertinentes à formação humana compreendida como um processo abrangente, multifacetado e culturalmente enraizado, que se dá em contextos e modos que incluem mas extrapolam espaços e práticas de escolarização. Tomando “cultura”, “linguagem” e “tecnologia” como seus eixos teóricos basais, a linha é caracterizada por uma fértil pluralidade teórico-metodológica cujos questionamentos compartilhados abordam concepções, relações e práticas envolvendo pessoas, coisas e lugares de formação. Assim, a linha sustenta pesquisas que se inserem em diferentes subáreas no campo da Educação e exploram temas tais como: artes e estéticas periféricas e as aprendizagens não escolares; concepções do humano na educação; concepções da relação humano-tecnologia e suas imbricações na educação; discursos da tecnologia educacional; educação audiovisual; educação museal; formação política, ética e estética; infância, juventude e cuidado; infância e memória; interações e práticas da educação não formal; interculturalidade e decolonialidade; línguas silenciadas; mídia e diversidade; multiletramentos; subjetivação juvenil e suas implicações para corpo, gênero e raça; o corpo e a materialidade na formação humana.

Docentes: Alexandra Pena; Giselle Ferreira; Cristina Carvalho; Mylene Mizrahi; Ralph Bannell; Rosália Duarte; Sonia Kramer; Thiago Cabrera; Vera Candau;

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