jazon-kovats-UES2PnGjiCU-unsplash

Pós-Graduação e Pesquisa

PPGE

Teses e Dissertações

As dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio são disponibilizadas livre e abertamente na plataforma ETDs@PUC-Rio.

O Electronic Theses and Dissertations da PUC-Rio é um agregador de dados, informações e textos das teses e dissertações eletrônicas da universidade, extraídos do Sistema Maxwell. Todo o material disponibilizado no repositório segue os padrões e as práticas nacionais e internacionais com vistas a terem total integração com a comunidade científica.

Teses e dissertações premiadas

 

Ao longo de sua existência, o PPGE da PUC-Rio tem tido sua produção em teses e dissertações reconhecida em numerosos prêmios, conforme ilustrado a seguir.

Prêmio CTCH de Teses, PUC-Rio, 2022 Luísa Figueiredo do Amaral e Silva, pela tese de doutorado Conhecimentos curriculares e visões de docência na formação de professores para as escolas de tempo integral: em foco os cursos de especialização em Educação Integral, orientada pela Profª. Maria Inês Marcondes. O prêmio promove a publicação da tese como e-book, em parceria com a editora da PUC-Rio. O livro  está disponível gratuitamente no site da editora.

Prêmio CTCH de Teses, PUC-Rio, 2019Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos, pela tese de doutorado “Bebês e livros: relação, sutileza, reciprocidade e vínculo”, sob orientação da professora Sonia Kramer;

Menção honrosa no Prêmio CTCH de Teses, PUC-Rio, 2019Erisson Viana Correa, pela tese de doutorado Accountability na educação impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará, sob orientação da professora Alicia Bonamino e coorientação de Ignacio Cano (UERJ).

Prêmio como uma das três melhores Teses da área da Educação Especial da Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Educação Especial no período de 2016/2019Flávia Pedrosa de Camargo, pela tese de doutorado “O direito à educação de alunos com deficiência: gestão escolar, discricionariedade e implementação de políticas da educação especial”, orientada pela professora Cynthia Paes de Carvalho  e coorientada pela Professora Mônica Kassar colaboradora do Programa no âmbito do Projeto DINTER com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Prêmio Leila Marrach, Associação Brasileira de História das Religiões Sudeste, 2019Rosiane Brandão Siqueira, pela dissertação de mestrado intitulada “O que as crianças escutam, praticam e falam de religião na escola”, defendida em 2019, sob orientação de Sonia Kramer e coorientação de Alexandra Pena, obteve o segundo lugar.

Prêmio CAPES de Teses da área de Educação e o Grande Prêmio CAPES de Tese Juarez Rubens Brandão Lopes, 2018Andriele Ferreira Muri Leite, pela tese de doutorado “Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos dados do PISA”, sob orientação da professora Alicia Bonamino e coorientação do professor Tufi Machado Soares (UFJF).

Prêmio Tese CAPES, 2017Silvana Soares de Araujo Mesquita, pela tese de doutorado “O exercício da docência no ensino médio: a centralidade do papel do professor no trabalho com jovens da periferia” sob orientação da professora Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis.

Menção Honrosa no Prêmio Tese CAPES, 2016Ana Cristina Prado De Oliveira pela tese “As relações entre direção, liderança e clima escolar em escolas municipais do Rio de Janeiro” sob orientação da professora Cynthia Paes de Carvalho e coorientação da professora Fatima Alves e Menção Honrosa do Jeffrey V. Bannet Outstanding Interntional Research Award, UCEA (University Council for Educational Administration) – melhor artigo evento científico.

Prêmio CAPES de Tese da Área de Educação e Ensino, 2015Cristiane Taveira pela tese de doutorado “Por uma didática da invenção surda: Prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro”, sob orientação da professora Vera Maria Ferrão Candau; Diploma de Mérito pela conquista do Prêmio CAPES de Tese 2015, Fundação Carlos Chagas.

Menção Honrosa no Prêmio Tese CAPES, 2013Daniela Frida Drelich pela tese de doutorado “Ex-alunos Negros Cotistas da UERJ: os desacreditados e o sucesso acadêmico”, sob orientação da professora Vera Maria Ferrão Candau.

Menção Honrosa no Prêmio Tese CAPES, 2010Ana Maria Bastos Loureiro pela tese de doutorado “Práticas de Leitura e Escrita em uma escola na contemporaneidade: o manuscrito, o impresso e o digital” , sob orientação da professora Maria Inês G. F. Marcondes de Souza.

pt_BR