
Pós-Graduação e Pesquisa
PPGE
Teses e Dissertações
As dissertações e teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio são disponibilizadas livre e abertamente na plataforma ETDs@PUC-Rio.
O Electronic Theses and Dissertations da PUC-Rio é um agregador de dados, informações e textos das teses e dissertações eletrônicas da universidade, extraídos do Sistema Maxwell. Todo o material disponibilizado no repositório segue os padrões e as práticas nacionais e internacionais com vistas a terem total integração com a comunidade científica.
Teses e dissertações premiadas
Ao longo de sua existência, o PPGE da PUC-Rio tem tido sua produção em teses e dissertações reconhecida em numerosos prêmios, conforme ilustrado a seguir.
Prêmio CTCH de Teses, PUC-Rio, 2019 – Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos, pela tese de doutorado “Bebês e livros: relação, sutileza, reciprocidade e vínculo”, sob orientação da professora Sonia Kramer;
Menção honrosa no Prêmio CTCH de Teses, PUC-Rio, 2019 – Erisson Viana Correa, pela tese de doutorado Accountability na educação impactos do Prêmio Escola Nota Dez no sistema público de ensino do Ceará, sob orientação da professora Alicia Bonamino e coorientação de Ignacio Cano – UERJ.
Prêmio como uma das três melhores Teses da área da Educação Especial da Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Educação Especial no período de 2016/2019 – Flávia Pedrosa de Camargo, pela tese de doutorado “O direito à educação de alunos com deficiência: gestão escolar, discricionariedade e implementação de políticas da educação especial”, orientada pela professora Cynthia Paes de Carvalho e coorientada pela Professora Mônica Kassar colaboradora do Programa no âmbito do Projeto DINTER com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Prêmio Leila Marrach, Associação Brasileira de História das Religiões Sudeste, 2019 – Rosiane Brandão Siqueira, pela dissertação de mestrado intitulada “O que as crianças escutam, praticam e falam de religião na escola”, defendida em 2019, sob orientação de Sonia Kramer e coorientação de Alexandra Pena, obteve o segundo lugar.
Prêmio CAPES de Teses da área de Educação e o Grande Prêmio CAPES de Tese Juarez Rubens Brandão Lopes, 2018 – Andriele Ferreira Muri Leite, pela tese de doutorado “Letramento Científico no Brasil e no Japão a partir dos dados do PISA”, sob orientação da professora Alicia Bonamino e coorientação do professor Tufi Machado Soares (UFJF);
Prêmio Tese CAPES, 2017 – Silvana Soares de Araujo Mesquita, pela tese de doutorado “O exercício da docência no ensino médio: a centralidade do papel do professor no trabalho com jovens da periferia” sob orientação da professora Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis;
Menção Honrosa no Prêmio Tese CAPES, 2016 – Ana Cristina Prado De Oliveira pela tese “As relações entre direção, liderança e clima escolar em escolas municipais do Rio de Janeiro” sob orientação da professora Cynthia Paes de Carvalho e coorientação da professora Fatima Alves e Menção Honrosa do Jeffrey V. Bannet Outstanding Interntional Research Award, UCEA (University Council for Educational Administration) – melhor artigo evento científico;
Prêmio CAPES de Tese da Área de Educação e Ensino, 2015 – Cristiane Taveira pela tese de doutorado “Por uma didática da invenção surda: Prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro”, sob orientação da professora Vera Maria Ferrão Candau; Diploma de Mérito pela conquista do Prêmio CAPES de Tese 2015, Fundação Carlos Chagas.
Menção Honrosa no Prêmio Tese CAPES, 2013 – Daniela Frida Drelich pela tese de doutorado “Ex-alunos Negros Cotistas da UERJ: os desacreditados e o sucesso acadêmico”, sob orientação da professora Vera Maria Ferrão Candau;
Menção Honrosa no Prêmio Tese CAPES, 2010 – Ana Maria Bastos Loureiro pela tese de doutorado “Práticas de Leitura e Escrita em uma escola na contemporaneidade: o mauscrito, o impresso e o digital” , sob orientação da professora Maria Inês G. F. Marcondes de Souza.