Maria Apparecida Campo Mamede Neves

Apparecida

Pesquisadora Sênior do CNPQ, Professora Emérita da PUC-Rio. Dra. em Psicologia, Mestrados em Psicologia e Educação. Graduação em Psicologia pela PUC-Rio e em Pedagogia pela UERJ. Foi Coordenadora Pedagógica da Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) da fundação até 2010. É Coordenadora Pedagógica, desde 2012, do grupo de pesquisa do LIDE do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Desenvolve pesquisas com a temática Jovens e o Conhecimento na Era Digital. Nos últimos 20 anos, teve parcerias internacionais com a Universitàt del Sacro Cuore de Milano,  Fernando Vidal, na época do Instituto Max Planck e Sara Paín da Universidade de Sorbonne. Hoje, filia-se ao NORDICOM , uma cooperação dos cinco países da Região Nórdica. Tem parceria com o LIDE/PUC-Rio, UNESA e UFRJ. Com a chancela da UNICEF, fez parte do grupo do LIDE que concebeu e implantou o Plano Pedagógico da Educação Infantil da República Democrática de São Tomé e Príncipe, África. Implementou especificamente o Currículo da Educação Infantil na mesma citada República da África. É autora de vários livros e artigos nacionais e internacionais no campo de suas pesquisas e trabalhos científicos.

Lattes
OrcId