Visita do Prof. Dr. Sergio Martinic (Universidade de Aysén/Chile)

Prof. Sergio Martinic e grupo do LAEd

Em março de 2023, o Departamento de Educação recebeu a visita do Prof. Dr. Sergio Martinic, chefe do departamento de Ciências Sociais da Universidade de Aysén (Chile). Sua estadia se deu no âmbito da rede internacional de pesquisa Desigualdade e discriminação: políticas e contextos escolares, do Programa CAPES-PrInt, que envolve também diversos professores e pesquisadores do Departamento de Educação da PUC-Rio e pesquisadores franceses, vinculados à Université de Limoges, Univesrité d’Artois e Université Paris-Est Créteil – Université Paris 12.

Os pesquisadores dessa rede desenvolvem estudos, em seus respectivos países, sobre o tema da desigualdade e da discriminação em contextos escolares. No Brasil, as professoras Alicia Bonamino e Naira Muylaert coordenam, no âmbito desta rede, a pesquisa “Políticas Públicas de Ação Afirmativa e Desigualdades Sociais e Raciais na Educação Básica” – que conta com a participação das professoras Cynthia Paes de Carvalho e Silvana Mesquita e dos professores Pedro Teixeira e Jefferson Soares, além de estudantes de mestrado e de doutorado do PPGE/PUC-Rio.

Aula presencial com o Prof. Sergio

Durante a visita do professor Sergio Martinic, diversas atividades de ensino e pesquisa foram realizadas. Além de participar das reuniões semanais do grupo de pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação – LAEd, ele ministra neste semestre, em parceria com a professora Alicia Bonamino, a disciplina Métodos qualitativos: técnicas de observação e de análise de interações em sala de aula, ofertada em formato híbrido aos alunos dos cursos de mestrado e de doutorado. Em outras ocasiões, o professor Sergio já ministrou cursos em formato remoto, como a disciplina Análisis e interpretación de datos cualitativos, ofertada com a professora Naira Muylaert, no primeiro semestre de 2022.

A interlocução com o professor Sergio Martinic contribui para o desenvolvimento da pesquisa que se realiza no âmbito do Programa Capes-PrInt e, também, para as pesquisas dos estudantes do PPGE. O doutorando Johnny Chaves, que investiga as escolas cívico-militares, utilizará o referencial das disciplinas ministradas pelo professor Sergio. A aproximação com a pesquisa de Johnny culminou na visita do professor chileno a um colégio estadual sob a gestão administrativa e pedagógica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Embora tenha um modelo diferente das escolas cívico-militares, o colégio visitado guarda algumas semelhanças que nos ajudam a compreender as representações sociais dos diversos atores – alunos, famílias, professores e equipe de gestão – sobre a militarização das escolas públicas. Na ocasião dessa visita, o professor Sergio foi acompanhado da doutoranda Natália Souza (PPGE-Unirio), do doutorando Johnny Chaves (PUC-Rio), de sua orientadora Naira Muylaert (PUC-Rio) e da coordenadora do Programa Capes-PrInt, Alicia Bonamino (PUC-Rio).

Texto de Naira Muylaert
Revisão: Mirna Juliana S. Fonseca