Nos dias 30 e 31 de agosto, durante a XIV Reunião Anual da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), realizada na Fundação Carlos Chagas, em São Paulo, foi lançado o dossiê “Metodologias de pesquisa para estudos de implementação de políticas educacionais”, organizado pelos professores Rodrigo Rosistolato (UFRJ), Maria do Carmo M. T. Cruz (UNICID) e pela professora da PUC-Rio, Cynthia Paes Leme.
Ao falar sobre esse número especial da revista, Cynthia afirma que é “fruto de um conjunto de debates realizados no âmbito da REIPPE, nos quais identificamos a necessidade de sistematizar, em um único espaço, abordagens metodológicas, clássicas e inovadoras, que têm sido construídas para o aprofundamento das reflexões sobre os cenários de implementação de políticas públicas, com destaque às educacionais.”
A professora explica que a “reflexão sobre a metodologia utilizada numa investigação é central e estruturante de qualquer pesquisa, embora tenda a ganhar um caráter mais informativo do que reflexivo nos relatórios, artigos, livros, teses e dissertações. Citamos a metodologia utilizada e os resultados do uso das técnicas no trabalho de campo e/ou na análise, mas não explicitamos os detalhes do uso ou de uma abordagem metodológica.”
Para ela, “esmiuçar as metodologias propostas e como foram efetivamente usadas permite reflexões para pesquisadores e estudantes que estão fazendo pesquisas e também para gestores que querem analisar a implementação de programas, projetos ou ações.”
Por fim, a organizadora do dossiê conclui:
As reflexões reunidas neste dossiê serão importantes tanto para pesquisadores que já estudam a implementação de políticas educacionais, quanto para aqueles em formação. O dossiê reúne três objetivos complementares: 1) Um caráter formativo – estudantes que decidirem analisar a implementação de políticas públicas, particularmente educacionais terão um conjunto de experiências compartilhadas por pesquisadores em diversos momentos de sua carreira; 2) Uma perspectiva epistemológica de adentrar nos detalhes de investigações realizadas e compreender as bases teóricas e conceituais estruturantes das metodologias desenvolvidas; 3) Salientar a pluralidade de abordagens para análises de implementação de políticas educacionais, considerando as de caráter qualitativo, quantitativo e mistas. (Cynthia Paes Leme)
O dossiê conta com artigo da professora Alicia Bonamino, em coautoria com Vanda Ribeiro e Alexsandro Santos; outros artigos de Marina Meira e de Paulo de Carvalho, ambos egressos do PPGE/PUC-Rio. As pós-doutorandas Maria Elizabete Neves Ramos e Mirna Juliana Santos Fonseca, ambas bolsistas FAPERJ no PPGE/PUC-Rio, também assinam um texto em parceria.
O dossiê foi publicado no nº 17 da Revista @mbienteeducação, publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Esse número especial da revista pode ser acessado aqui:
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca