Entrevista sobre Projeto Capes PrInt (PPGE)

Renata Ratton, jornalista da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio, entrevistou Rosália Duarte sobre o projeto Capes PrInt do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio.

Conforme apresenta a matéria, o PPGE desenvolve o subprojeto “Formação Humana, Cultura e Aprendizagens” dentro do eixo Arte e Cultura Contemporâneas do Programa Capes PrInt da PUC-Rio. O foco é discutir sobre cognição humana, identidades e tecnologias “em um cenário global marcado pela diversidade ética, religiosa, de gênero e de classe, em que a cultura é entendida como uma consequência de padrões de comportamento, artes, crenças e instituições, é mediada e constituída por linguagens que incluem mídias e tecnologias digitais, e é expressa em línguas e outras formas estéticas.”

Na entrevista, a coordenadora do projeto trata de conceitos importantes para o debate sobre educação, como: inovação, cognição, aprendizagem e práticas pedagógicas a partir dos debates sobre repensar a educação, promovidos pelos professores participantes do projeto: Gustavo Fischman (Arizona State University), Cristina Carvalho, Giselle Ferreira, Maria Inês Marcondes, Mylene Mizrahi, Patrícia Coelho, Ralph Bannel, Sonia Kramer, Zena Eisenberg.

A matéria apresenta o primeiro produto do projeto de internacionalização do PPGE: o livro “Deseducando a Educação: mentes, materialidades e metáforas”, publicado em 2021 pela Editora PUC-Rio, que objetiva recuperar e atualizar conceitos do campo da aprendizagem humana. À luz de recentes perspectivas e estudos contemporâneos, a obra traz novas ideias sobre as relações entre corpo, cérebro, ambiente e tecnologias nos processos cognitivos. “Os três eixos que compõem o livro  – ‘Mente, cognição e aprendizagem’, ‘Materialidade’ e ‘Metáforas’ – incorporam evidências científicas e reflexões filosóficas que emergem dos estudos desenvolvidos pelos organizadores e pelos pesquisadores convidados, compondo um mosaico de reconceitualizações que revisam e subvertem paradigmas e pressupostos instituídos. Os autores propõem rupturas com a tradição educacional, não para substituí-la completamente, mas para contribuir para tornar suas bases mais sólidas, mais contemporâneas e mais condizentes com o contexto em que ela se inscreve.” (Texto de divulgação da Editora PUC-Rio).

O livro “Deseducando a educação” está disponível para download no site da Editora PUC-Rio.
A entrevista foi publicada no dia 6 de junho e pode ser lida na íntegra neste link: http://vrac.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2611&sid=20

                                    Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca

en_US