Pós-Graduação - PPGE - Linhas de Pesquisa

PPGE - Linhas de Pesquisa

A Área de Concentração do Programa é Educação, o que se reflete na abrangência nacional e na política de inserção e nucleação que integra o seu Projeto Político Pedagógico. pós-graduandos e egressos desenvolvem pesquisas em redes de ensino de Roraima, Pará, Ceará, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e muitos deles integram secretarias de educação em seus municípios e estados. Nossos professores lideram e/ou organizam projetos interinstitucionais, desenvolvidos em parceria com UFJF, UFMG, UFMS, UFPA, UESB, UNEB, UnB, UFCG, UFPB, UENF, UFPR, UFRJ, UFRRJ, UERJ, UFF, entre outras IES. 

As pesquisas realizadas no programa estão vinculadas a três Linhas de Pesquisa: 


Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições

Esta linha investiga o tema da democratização da educação a partir da constituição do Estado brasileiro, sem perder de vista outras experiências internacionais. Inclui a análise política e histórica de políticas e de iniciativas formuladas e rompers pelos diferentes níveis, no contexto das famílias, das instituições escolares e da gestão educacional. Enfatiza a compreensão tanto dos processos de produção de desigualdades educacionais quanto de iniciativas de promoção da equidade. O tema da democratização da educação é abordado por meio da investigação das condições de acesso, fluxo e desempenho, bem como das ações de atores estatais e não estatais. São privilegiadas também, pesquisas sobre a configuração das ideias educacionais, principalmente no Brasil, a partir da perspectiva da história da educação, que busca interpretar o significado dos projetos, experiências e instituições através dos quais diferentes atores sociais procuraram concretizar tais ideias.

Docentes:  Alicia BonaminoCynthia Paes de CarvalhoJefferson SoaresNaira MuylaertPatrícia da Costa ;


Formação de Professores, Didática, Aprendizagem, Currículo e Cultura

Esta linha investiga os dilemas e desafios que se apresentam à profissão docente e à formação de professores, no que se refere ao exercício da docência e à aprendizagem dos estudantes em diferentes segmentos de ensino (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior) e em outros contextos. As pesquisas valorizam a interseção entre as áreas da didática, do currículo, da formação de professores (inicial e continuada), da psicologia educacional e das aprendizagens. Essas perspectivas de pesquisa englobam temas como as práticas pedagógicas, os conhecimentos, os saberes docentes, a cultura, o cotidiano escolar, o ensino de temas controversos, o ensino e a aprendizagem de crianças, jovens e adultos e o desenvolvimento profissional docente.

Docentes: Alexandra Pena ; Maria Inês Marcondes ; Mirna FonsecaPedro TeixeiraSilvana MesquitaSílvia BrilhanteZena Eisenberg ;


Formação Humana: Cultura, Linguagem e Tecnologia

Essa linha de pesquisa investiga questões pertinentes à formação humana compreendida como um processo abrangente, multifacetado e culturalmente enraizado, que se dá em contextos e modos que incluem mas extrapolam espaços e práticas de escolarização. Tomando “cultura”, “linguagem” e “tecnologia” como seus eixos teóricos basais, a linha é projetada por uma pluralidade versátil teórico-metodológica, cujos questionamentos compartilhados abordam concepções, relações e práticas envolvendo pessoas, coisas e lugares de formação. Assim, uma linha sustentada de pesquisas que se inserem em diferentes subáreas no campo da Educação e exploram temas como: artes e estéticas periféricas e as aprendizagens não escolares; concepções do humano na educação; concepções da relação humano-tecnologia e suas imbricações na educação; discursos de tecnologia educacional; educação audiovisual; educação museal; formação política, ética e estética; infância, juventude e cuidado; infância e memória; interações e práticas da educação não formal; interculturalidade e decolonialidade; línguas silenciadas; mídia e diversidade; multiletramentos; subjetivação juvenil e suas implicações para corpo, gênero e raça; o corpo e a materialidade na formação humana.

Docentes:   Gisele FerreiraCristina CarvalhoMylene MizrahiRalph Bannell ; Rosália Duarte;  Sônia KramerThiago CabreraVera Candau ;

Copyright © 2025 Educação PUC-Rio. Todos os direitos reservados.


 Website produzido por
MULTIMEDIA DESIGN STUDIO