Registros do Seminário Inovação Educativa

O II Seminário Internacional: Inovação Educativa, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, foi um importante espaço de debates sobre como gestores escolares e universidade pensam e aplicam o conceito que intitula o evento.

Durante os dois dias, foram apresentadas experiências realizadas em escolas de diferentes localidades do país (Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro), incluindo a forma como estudantes, pais e professores se organizam e vivenciam os sucessos e dificuldades de suas realidades.

Na palestra de abertura, o Prof. Gustavo Fischman (Arizona State University) instigou a plateia a refletir sobre as inovações pelas quais o ato de educar passou em seu processo histórico.

Na mesa redonda do dia 19/09, mediada pela Profª. Maria Rita Salomão (PUC-Rio), foram propostas questões às gestoras Andrea Zimmer (EMEIB Profª. Adolfina Diefenthaler/ Novo Hamburgo-RS) e Leila Sarmento (Escola dos Sonhos/ Bananeiras-PB) e ao professor Júlio Cesar Araújo dos Santos (CIEP 201 Aarão Steinbruch/ Rio de Janeiro-RJ) sobre a forma como eram desenvolvidas e mantidas ações consideradas inovadoras em suas escolas.

A roda de conversa do dia 20/09 partiu das experiências relatadas por Andrea Vieira e João Timbó, gestores da Escola Técnica Agamenon Magalhães (Recife-PE) e CIEP 303 Ayrton Senna da Silva (Rio de Janeiro-RJ), respectivamente, para iniciar o debate e compartilhamento de experiências de outros gestores, presentes na plateia.

O evento teve como público gestores de escolas estaduais e municipais do estado do Rio de Janeiro e a comunidade acadêmica da PUC-Rio. Contou também com a participação de professoras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Estácio de Sá (Unesa).

O seminário faz parte das atividades do projeto Capes PrInt do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

EN