E-Book “Avaliação Diagnóstica de Alfabetismo Escolar e Sociocultural de ADULTOS”

E-Book – “Avaliação Diagnóstica de Alfabetismo Escolar e Sociocultural de ADULTOS: Subsídios aos processos de ensino-aprendizagem de alfabetizandos adultos em Leitura e Escrita,
em Noções Lógico Matemáticas, Científicas e Socioespaço-Temporais”.

E-Book – “Avaliação Diagnóstica de Alfabetismo Escolar e Sociocultural de ADULTOS

Para visualizar o respectivo vídeo, é só acessar o link: Avaliação Diagnóstica

Apresentação: A reedição e a livre disseminação dessa obra objetivam compartilhar uma pesquisa original, desenvolvida por professores e pós-graduandos de Educação da PUC-Rio sobre
como articular processos de ensino-aprendizagem entre os saberes, competências e habilidades de Alfabetismo Sociocultural – ou sejam, aqueles já construídos experiencialmente pelos adultos ao longo de suas vidas sociais e culturais – aos saberes, competências e habilidades constitutivos do Alfabetismo Escolar, até o 4º Ano do Ensino Fundamental.
Com efeito, em 1996, tendo como pressupostos os princípios do Interacionismo Sócio-Histórico sobre as Zonas de Desenvolvimento Proximal (L S Vygotski: Pensamento e Linguagem, 1984),
foi desenvolvido um Estudo de Campo Exploratório, que operacionalizou – sob a forma de conceitos, construtos, variáveis, indices (R. Boudon: Le Vocabulaire des Sciences Sociales: concepts
et indices; 1971) – os saberes, competências e habilidades constitutivos sejam do Alfabetismo Sociocultural de Adultos, sejam do Alfabetismo Escolar Formal, em relação aos universos da
Escrita-Leitura, Noções Lógico-Matemáticas, Socicoespaço-Temporais e Científicas. Em relação a esses dois universos de saberes, competências e habilidades, foram operacionalizados quatro questionários temáticos, manual de orientações sobre sua aplicação, suplemento gráfico e vídeo – e, em especial, quatro Guias Pedagógicos de Avaliação Diagnóstica – em apoio a como os
alfabetizadores de adultos podem desenvolver processos de ensino-aprendizagem que potencializem a integração entre os Alfabetismos Sociocultural e o Escolar, valorizando os saberes
dos seus alfabetizandos adultos como constitutivos de uma cultura, sistema e forma de pensar próprios; e que todos – alfabetizadores e seus alfabetizandos adultos – vivam dialogicamente
um processo permanente de construção de alfabetismos.

Entre 1997 e 2002, essa obra foi disseminada gratuitamente pelo INEP / MEC através do Programa Alfabetização Solidária, no âmbito das parcerias desse Programa com Universidades e IES, que formaram equipes de educadores majoritariamente leigos em 2.019 Municípios de baixo IDH no Norte e no Nordeste; e em 5 Centros Metropolitanos através de classes comunitárias de
Alfabetização de Adultos. Diversas Universidades, como a UNIRIO, usaram sistematicamente essa proposta de Avaliação Diagnóstica. A própria equipe da PUC-Rio atuou na formação de 200
educadores leigos em 3 municípios do Nordeste; e de 120 educadores sociais em comunidades pobres no Grande Rio.

É esse contexto de adequabilidade dessa proposta de Avaliação Diagnóstica de Alfabetismo Adulto que nos induz a esperar a sua possível atualizacão – especialmente através das TDICs e
de celulares – com vista ao seu livre uso por Secretarias de Educação e por Movimentos Comunitários de Alfabetização de Adultos.

PUC-Rio, janeiro de 2025
Prof. Dr. José Carmelo B. Carvalh

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