O periódico Educação e Pesquisa publicou, em sua edição atual, o artigo intitulado “Pibid e Pnaic: arranjos institucionais de implementação com parceria entre universidades e escolas“, das alunas egressas do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, Juliana Cristina Araujo do Nascimento Cock e Maria Elizabete Neves Ramos.
O texto traz um estudo comparativo da implementação sobre duas políticas públicas de formação de professores: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Tendo como referência teórico-metodológica principal a abordagem dos arranjos institucionais de implementação de políticas públicas e os conceitos de terceiro espaço e triângulo da formação docente, o artigo traz parte dos resultados das teses das autoras.
Ambas concluíram o mestrado e o doutorado em Educação e suas teses de doutorado foram orientadas pela Profª. Alicia Bonamino, no âmbito do The Education Evaluation Laboratory (LAEd). A tese de Juliana Cock recebeu indicação ao Prêmio Capes de Teses na edição de 2023. Atualmente, ela é Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade da Universidade Federal de Espírito Santo (DEPS/CE/UFES). Maria Elizabete Neves Ramos realiza estágio como bolsista do programa de Pós-Doutorado Faperj Nota 10 no Departamento de Educação da PUC-Rio.
A revista “Educação e Pesquisa” é uma publicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, qualificada no Qualis-Capes Periódicos como A1 (2017-2020). Desde 1975, a revista publica artigos na área de educação: resultados de pesquisa e revisões da literatura de pesquisa educacional.
O artigo foi publicado em português e em inglês e pode ser acessado neste link.
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca