Ex-aluno do PPGE lança livro de sua tese

José Roberto Peres lançará, no dia 17 de dezembro de 2022, o livro “A História do Instituto de Artes da UDF: uma experiência modernista de formação de professores de Artes (1935-1939)”. A obra é fruto de sua pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, orientada pela Profª. Drª. Patricia Coelho da Costa.

O livro foi publicado pela Editora Appris e apresenta o Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal (UDF), instituição escolar pouco estudada na historiografia educacional. A referida universidade foi criada por Anísio Teixeira em 1935, quando esteve à frente da Secretaria de Instrução Pública do Distrito Federal.

Apesar de sua curta existência, a UDF tinha a missão de reforçar o campo educacional brasileiro, promovendo a formação de docentes comprometidos com o aprimoramento da cultura nacional, por meio dos diversos ramos do conhecimento. Candido Portinari, Mário de Andrade, Alberto da Veiga Guignard, Georgina de Albuquerque e Sílvia Meyer, artistas responsáveis pela construção da identidade brasileira, por meio de suas obras artísticas, foram professores da instituição.

O livro desvenda como se deu a criação do Instituto de Artes da UDF, seu funcionamento e que nexos promoveu entre o campo das Artes Visuais e o escolar, na tentativa de constituir uma cultura artístico-escolar influenciada pelas ideias modernistas.

Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca

EN