Nos dias 27 e 28 de maio, Luísa Figueiredo do Amaral e Silva participou do “Colloque Pratiques Pédagogiques de l’Éducation Populaire: histoires et actualités d’un projet politique”, realizado na Université de Montpellier-Faculté d’Éducation, na França.
Luísa Amaral realiza pesquisa de pós-doutorado no PPGE/PUC-Rio, supervisionada pela professora Maria Inês Marcondes, no projeto “Freire como autor internacional na França: influências e atualidades”, que busca identificar e analisar os diálogos construídos entre Paulo Freire e diferentes professores e pesquisadores franceses.
Sua pesquisa foi apresentada na mesa intitulada “Actualiser les pratiques pedagogiques à partir de grandes figures”, que proporcionou o diálogo entre a pesquisa sobre Paulo Freire e mais dois pesquisadores franceses que investigam Célestin Freinet e Fernand Deligny.
No congresso, a Luísa teve a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o papel que Freire assume no pensamento educacional francês, sobretudo na educação popular, contribuindo para ampliar os debates com outros pesquisadores sobre esse autor, no contexto internacional. Teve, também, a oportunidade de participar de palestras com importantes referências para a educação popular na França, como Philippe Meirieu e Irène Pereira, autora do livro “Paulo Freire: pédagogue des opprimé.e.s.”, publicado em 2017.