Visita do Prof. Dr. Sergio Martinic (Universidade de Aysén/Chile)

Prof. Sergio Martinic e grupo do LAEd

Em março de 2023, o Departamento de Educação recebeu a visita do Prof. Dr. Sergio Martinic, chefe do departamento de Ciências Sociais da Universidade de Aysén (Chile). Sua estadia se deu no âmbito da rede internacional de pesquisa Inequality and Discrimination: School Policies and Contexts, of the Programa CAPES-PrInt, que envolve também diversos professores e pesquisadores do Departamento de Educação da PUC-Rio e pesquisadores franceses, vinculados à Université de Limoges, Univesrité d’Artois e Université Paris-Est Créteil – Université Paris 12.

Os pesquisadores dessa rede desenvolvem estudos, em seus respectivos países, sobre o tema da desigualdade e da discriminação em contextos escolares. No Brasil, as professoras Alicia Bonamino and Naira Muylaert coordenam, no âmbito desta rede, a pesquisa “Políticas Públicas de Ação Afirmativa e Desigualdades Sociais e Raciais na Educação Básica” – que conta com a participação das professoras Cynthia Paes de Carvalho and Silvana Mesquita e dos professores Pedro Teixeira and Jefferson Soares, além de estudantes de mestrado e de doutorado do PPGE/PUC-Rio.


Aula presencial com o Prof. Sergio

Durante a visita do professor Sergio Martinic, diversas atividades de ensino e pesquisa foram realizadas. Além de participar das reuniões semanais do grupo de pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação – LAEd, ele ministra neste semestre, em parceria com a professora Alicia Bonamino, a disciplina Métodos qualitativos: técnicas de observação e de análise de interações em sala de aula, ofertada em formato híbrido aos alunos dos cursos de mestrado e de doutorado. Em outras ocasiões, o professor Sergio já ministrou cursos em formato remoto, como a disciplina Análisis e interpretación de datos cualitativos, ofertada com a professora Naira Muylaert, no primeiro semestre de 2022.

A interlocução com o professor Sergio Martinic contribui para o desenvolvimento da pesquisa que se realiza no âmbito do Programa Capes-PrInt e, também, para as pesquisas dos estudantes do PPGE. O doutorando Johnny Chaves, que investiga as escolas cívico-militares, utilizará o referencial das disciplinas ministradas pelo professor Sergio. A aproximação com a pesquisa de Johnny culminou na visita do professor chileno a um colégio estadual sob a gestão administrativa e pedagógica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Embora tenha um modelo diferente das escolas cívico-militares, o colégio visitado guarda algumas semelhanças que nos ajudam a compreender as representações sociais dos diversos atores – alunos, famílias, professores e equipe de gestão – sobre a militarização das escolas públicas. Na ocasião dessa visita, o professor Sergio foi acompanhado da doutoranda Natália Souza (PPGE-Unirio), do doutorando Johnny Chaves (PUC-Rio), de sua orientadora Naira Muylaert (PUC-Rio) e da coordenadora do Programa Capes-PrInt, Alicia Bonamino (PUC-Rio).

Texto de Naira Muylaert
Revisão: Mirna Juliana S. Fonseca

EN