De 26 a 29 de setembro ocorreu o XXXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC-Rio, organizado pela Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC-Rio.
Ao todo, o Departamento de Educação apresentou 15 projetos de iniciação científica, com 18 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), acompanhados de seus orientadores (14 professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação).
A maior parte das apresentações de nossos bolsistas foi no modelo de comunicação oral e apenas duas foram em formato de pôster digital:
COMUNICAÇÃO ORAL | ||
Bolsista | Orientador(a) | Projeto |
Ana Cecília F. M. de Melo | Cynthia Paes de Carvalho | Arranjos de gestão, clima escolar e resultados escolares nos anos finais do ensino fundamental |
Ana Cristal de M. Barroso | Giselle Ferreira | Inteligência artificial na educação: o que dizem as mídias? |
Beatriz Leiras Alonso | Rosália Duarte | Comunizika na escola: Aplicativo digital para o desenvolvimento da capacidade de comunicação de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus |
Eduarda M. Moraes Cardoso e Marina Terry Wettreich | Sonia Kramer | Infâncias, culturas e comunidades: rememorar, cuidar, ensinar e educar como resistência |
Liriel Sant´Anna Farias | Jefferson da Costa Soares | A identidade dos professores do curso secundário no Colégio Pedro II (1946-1964) |
Lucas Matheus de O. da Silva e Emanuela Goes de A. Braga | Patricia Coelho da Costa | Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no Rio de Janeiro e sua relação com o ensino de história em contexto local |
Marcelle Amorim Buqueroni | Pedro Teixeira | Questões controversas na educação básica: desafios atuais para a escola |
Sara Gomes dos Santos | A agenda anti-trans e o “fantasma” da ideologia de gênero na Câmara dos Deputados (2013-2023) | |
Sofia Ribeiro G. Souto Maior | Cristina Carvalho | Museus, arte e saúde mental: como acontecem as ações educativas? |
Érika Fernanda C.Figueiredo | Thiago Cabrera | Bildung e educação estética em narrativas audiovisuais |
Antônia Yara S. de Sousa e Lucas da Silva Alves | Silvana Mesquita | Modelos formativos nas licenciaturas de Letras e Matemática da rede privada do Rio de Janeiro: dados estatísticos e análise dos sites |
Joana L. d’Albuquerque Moreno | Silvia Brilhante | Motivos da procrastinação acadêmica e o uso de estratégias de aprendizagem autorreguladas em acadêmicos |
Lorena Silva Gouvêa Zão | Zena Eisenberg | Evasão universitária nas instituições de ensino superior brasileiras em 2019 |
PÔSTER | ||
Bolsista | Orientador(a) | Projeto |
Juliane de Cássia Oliveira | Mylene Mizrahi | Um quintal de inquietudes |
Mila Barradas | Naira Muylaert | Justiça na educação: uma análise das políticas de ações afirmativas em instituições de ensino da educação básica |
O Seminário de IC é um importante evento para sintetizar e divulgar os resultados dos projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa da universidade. Ao mesmo tempo, promove junto aos estudantes de graduação o interesse e aprofundamento por um dos pilares da instituição universitária junto à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo, que é a pesquisa científica.
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca