Conclusão do Programa Residência Pedagógica (2022-2024) no curso de Pedagogia da PUC-Rio

No dia 31 de março de 2024, foi concluído o Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da PUC-Rio (Edital 2022-2024), que teve início em outubro de 2022 e contou com a participação de 19 graduandas, sob a coordenação da Profª. Silvana Mesquita, com apoio da Profª. Maria Inês Marcondes.

Os objetivos do programa têm um alcance que vai além da atuação das residentes em sala de aula, pois pretende aproximar a universidade da escola e dar suporte para a renovação de suas práticas, quando necessário. Os números de escolas e pessoas envolvidas nas atividades do programa foram os seguintes:

As residentes de Pedagogia atuaram em escolas municipais, onde foram recebidas pelos professores preceptores, com quem elaboraram e desenvolveram projetos para turmas dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil.

Enquanto esses projetos eram pensados e praticados junto aos alunos das escolas municipais, as residentes desenvolviam habilidades e competências essenciais para sua formação docente e preparação para o mercado de trabalho, como:

A equipe do programa elaborou um relatório com uma síntese dos projetos desenvolvidos e relatos das residentes sobre sua atuação, que pode ser acessado aqui.