65horas_ 100% online
Introdução
O exercício da docência do ensino superior vem se complexificando diante das novas exigências educacionais, formativas e profissionais do mundo contemporâneo. O curso tem a proposta de atualizar o debate sobre o papel da universidade e do professor no ensino superior, em articulação com a construção de práticas pedagógicas multidimensionais e comprometidas com a formação humana e profissional. Serão abordados temas como a Pedagogia universitária, o processo ensino-aprendizagem, a didática e o currículo, as metodologias de ensino e as tecnologias digitais.
Objetivo
– Refletir sobre o papel da universidade no mundo contemporâneo;
– Apropriar-se de referenciais teórico-metodológicos clássicos e contemporâneos relacionados aos objetivos do ensino superior;
– Discutir e compreender as relações de ensino-aprendizagem no ensino superior com destaque para o papel do professor;
– Compreender a relevância da didática para o exercício da docência no ensino superior, a partir de sua multidimensionalidade;
– Construir e executar práticas pedagógicas em sua área de ensino, a partir das reflexões e propostas desenvolvidas ao longo do curso.
Público-Alvo
Professores do ensino superior, mestrandos e doutorandos de diferentes áreas.
Pré-Requisito
Graduação concluída em qualquer área.
Metodologia
O formato do curso será síncrono e assíncrono. Com 35 horas de aulas ao vivo transmitidas pela plataforma Zoom e 30 horas de aula assíncrona pelo Moodle.
O curso terá como atividades leitura de textos, grupos de discussão, oficinas pedagógicas e elaboração de plano de ação pedagógica.
Online 18/03/2024 a 08/07/2024
Segundas-feiras, das 18h às 20h.