Disciplina PPGE: Gestão, Democracia e Educação

No próximo semestre de 2023.2, a Profª. Cynthia Paes de Carvalho oferecerá a disciplina: Gestão, Democracia e Educação. As aulas serão oferecidas às terças-feiras, das 16h às 19hs, em formato híbrido: presencialmente na PUC-Rio e pelo Zoom (apenas para alunos externos matriculados em outros PPGEs, residentes fora do Rio de Janeiro). A participação on-line deve ser solicitada diretamente ao PPGE. Serão oferecidas até 15 vagas, com prioridade para os alunos do PPGE/PUC-Rio.

A disciplina tem por objetivos: apresentar subsídios teórico-empíricos – a partir de pesquisas nacionais e internacionais  –  que fundamentam a reflexão sociológica e política sobre os processos de gestão da educação e da escola em particular; discutir as possibilidades e limites da gestão escolar e educacional frente ao desafio da necessidade de melhora dos indicadores educacionais brasileiros no contexto da descentralização e autonomia das escolas e sistemas de ensino.

O curso abordará conceitos e temas da ciência política e da sociologia, fundamentais para a análise da gestão da educação, considerando o desenvolvimento histórico da reflexão sobre a gestão educacional no Brasil. Serão analisados resultados de pesquisas sobre o tema, considerando diferentes aspectos tanto da gestão escolar, como da gestão de redes e sistemas de educação básica, a fim de discutir o papel desempenhado pelos agentes das diferentes instâncias na produção da qualidade do ensino.

Para acesso à ementa do curso, clique neste link.

Para informações sobre inscrições de alunos externos ao PPGE/PUC-Rio, clique neste link.