Discussões internacionais sobre a obra de Paulo Freire

Dando continuidade ao seu projeto de pesquisa sobre a internacionalização da obra de Paulo Freire, a professora Maria Inês Marcondes esteve em Portugal, em fevereiro de 2024, onde realizou conferências nas universidades do Porto e do Minho. Nessas ocasiões, além de apresentar resultados de seus estudos, Maria Inês estabeleceu contato com professores e alunos de pós-graduação interessados na temática.

Na Universidade do Porto, visitou também o Instituto Paulo Freire, a convite do professor José Pedro Amorim e da professora Luisa Cortesão, respectivamente vice e presidente do Instituto Paulo Freire, que reúne material bibliográfico sobre o autor brasileiro e é aberto à consulta dos estudantes e professores.

A professora Maria Inês teve oportunidade de conversar com a professora Luisa Cortesão, que falou sobre a primeira edição da obra “Pedagogia do Oprimido” em língua portuguesa, publicada pela editora Confronto (depois denominada Afrontamento), de Portugal.

Na Universidade do Minho, encontrou-se com as professoras Maria Assunção Flores e Eva Lopes Fernandes, que atuou como mediadora da palestra intitulada: “Como Paulo Freire tornou-se um autor internacional”, realizada em formato híbrido, o que permitiu a participação de professores de diversos países.

(Maria Assunção Flores e Maria Inês)

Em maio de 2024, Eduardo Silva Russell, ex-orientando da Profª. Maria Inês Marcondes apresentou a comunicação: “How teachers implement a decolonial approach in the teaching of Language and Literature“, oriunda de sua pesquisa de doutorado (PPGE/PUC-Rio), no evento realizado pela American Association for the Advancement of Curriculum Studies (AAACS), na Filadélfia, na modalidade on-line. Durante seu doutoramento, Eduardo teve um período de estudos com o Prof. José Pedro Amorim (Universidade do Porto/Instituto Paulo Freire). Seu trabalho explora práticas decoloniais no ensino de Língua e Literatura em escolas, algumas delas inspiradas no autor.

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

PT_BR