O professor Renato Pontes publicou o artigo “Formação de Educadores em/para os Direitos Humanos: memórias e processos” na revista Humanidades e Inovação, editada pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
No artigo, Renato Pontes apresenta um relato de experiência sobre o processo de formação de professores em/para os direitos humanos no curso de Pedagogia e demais licenciaturas da PUC-Rio, com recorte temporal entre 2013 e 2022. Conforme informa o resumo do texto, “Esse processo vem se constituindo como espaço para produção de sentido e percepção dos direitos humanos pelos estudantes, para além da discussão teórica sobre o tema. […] O texto evidencia a potencialidade desse processo formativo, na medida em que os estudantes exercitam a criatividade, a autoria e a autonomia na produção de oficinas pedagógicas de direitos humanos. O relato aponta, ainda, possíveis desdobramentos do trabalho na produção de materiais e atividades de extensão no campo da educação em direitos humanos.”
O artigo compõe o dossiê: “Uma década de implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos no Brasil”, organizado pela Profª. Drª. Aline Daiane Nunes Mascarenhas (UNEB), Prof. Dr. Fernando da Silva Cardoso (UPE) e Profª. Drª. Janaina Guimarães da Fonseca e Silva (UPE). Conforme apresentação no site da revista, o dossiê teve como objetivo: “ampliar a agenda de investigação comprometida em problematizar os desafios e as dimensões político-pedagógicas relativas à implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH) nas diversas esferas da educação brasileira. Assim, o conjunto de textos, em linhas gerais, preenche um importante espaço no campo das pesquisas sobre formação para os direitos humanos e, sobretudo, discute como têm sido dimensionados princípios relacionados a esta norma em diferentes espaços e desde múltiplas experiências nos campos da formação docente, do ensino, da pesquisa e da extensão.”
Criação e revisão do texto: Mirna Juliana Santos Fonseca