Novos vídeos no canal do Departamento de Educação

Neste mês de setembro, o Departamento de Educação disponibilizou no seu canal do YouTube dois novos vídeos.

Um deles é a palestra “O pedagogo no século XXI: perfil profissional e mercado de trabalho”, ministrada no final de agosto pelas professoras Silvana Mesquita (Doutora em Educação e Coordenadora Setorial de Graduação do CTCH/PUC-Rio) e Alexandra Pena (Doutora em Educação e Coordenadora da Pedagogia da PUC-Rio).  Trata-se de uma atividade anual, cujo objetivo é divulgar, junto a estudantes de ensino médio e pessoas interessadas em conhecer o curso de Pedagogia da PUC-Rio. As palestrantes abordam temas, como: formação e atuação do pedagogo; funções no campo educacional que contribuem para a promoção da aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. No vídeo você poderá compreender aspectos da inserção do pedagogo no mercado de trabalho fora da escola, como empresas e organizações não governamentais, na produção e avaliação pedagógica de mídia educativa (produção de vídeos educativos, jogos, recursos didáticos) e inserção em equipes educativas de museus, centros culturais, brinquedotecas, hospitais, órgãos de pesquisa, assessorias educacionais e órgãos do governo relacionados à educação. Elas destacam, por fim, que: onde houver uma prática educativa, uma ação pedagógica se faz necessária a presença de um profissional formado em pedagogia.

O segundo vídeo é da aula inaugural de 2023.2 do Departamento, intitulada: “Educação das crianças: concepções e práticas pedagógicas”, ministrada pelo professor Aristeo Leite Filho (UERJ). No evento presencial, ocorrido no dia 23 de agosto, Aristeo apresentou diversas concepções sobre as crianças na sociedade e na educação, destacando a importância do reconhecimento delas como sujeitos constituídos sócio-historicamente.

Convidamos a todos e todas a acessarem nossos vídeos e compartilharem em suas redes! Para ficar atualizado sobre novos vídeos, inscreva-se no canal.