Parceria entre Grupem e ObEE lança app ComuniZika

Uma parceria interinstitucional entre o Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia (Grupem), da PUC-Rio, e o Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), da UFRRJ, iniciada em 2019, com pesquisas coordenadas pelas professoras Rosália Duarte (Grupem) e Márcia Denise Pletsch (ObEE), lançou neste mês de março o app ComuniZika. Ambas as pesquisas foram financiadas pelo CNPq e/ou Faperj.

Como parte do projeto,  Érica Costa Vliese Zichtl Campos realizou pesquisa de doutorado no PPGE/PUC-Rio, na qual apresenta como foi pensado o app, a fim de melhorar habilidades de comunicação e interação social das crianças com síndrome congênita do Zika Vírus com suas mães, pais e educadores. Para criar o aplicativo, as pesquisadoras contaram com atuação ativa dos familiares e professoras de crianças com a síndrome em todo o processo de elaboração e validação dos recursos que compõem o ComuniZika.

De acordo com matéria publicada por Michelle Carneiro, no site da UFRRJ:

A parceria interinstitucional resultou não apenas na criação de uma ferramenta tecnológica inovadora, mas também no reconhecimento da titularidade do programa junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

“A obtenção da patente junto ao INPI é um marco importante, pois representa o reconhecimento da autoria pessoal na criação do aplicativo e a confirmação de que sua concepção só foi possível graças ao apoio das duas instituições de ensino superior envolvidas”, acentua Rosália Duarte. Além disso, as cientistas afirmam que o aplicativo demonstra o compromisso das universidades com a promoção da inclusão social e da melhoria de vida das pessoas com deficiência.

O app foi desenvolvido tendo em vista diversos aspectos e instrumentos. Um deles levou em conta os graus de comprometimento das crianças com a síndrome, seguindo os parâmetros do Participation and Environment- Children and Youth (PEM-CY), instrumento utilizado para realização de entrevista com pais e cuidadores de crianças e jovens com idades entre 5 e 17 anos com ou sem deficiência, a fim de avaliar a perspectiva, tanto dos pais como dos cuidadores, acerca da participação e também dos fatores contextuais em três diferentes ambientes que a criança participa: casa, escola e comunidade. O PEM-CY foi criado e desenvolvido por pesquisadores do Centre for Childhood Disability Research (CanChild), do Canadá, em 2010.

O ComuniZika foi desenvolvido para sistema Android e pode ser baixado neste link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.citei.comunizika&hl=pt_PT&gl=US