Pesquisas do Profex em eventos nacionais e internacionais

O Profex, coordenado pela professora Silvana Mesquita (PPGE/PUC-Rio), que realiza pesquisas sobre o professor e suas práticas no cotidiano das escolas, apresentou trabalhos em importantes eventos nacionais e internacionais neste semestre.

No dia 21 de setembro, o grupo de pesquisa apresentou-se no XIII Seminário Internacional sobre a Rede ESTRADO:

O evento foi realizado na cidade de La Plata (Buenos Aires, Argentina),de 20 a 22 de setembro e teve como tema: “Duas décadas de estudos sobre o trabalho docente. Existir, resistir e construir novos horizontes”. O seminário é organizado por diversas instituições, como a Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata (FaHCE/UNLP), o Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), a Confederación de Trabajadores de la Educación de la República Argentina (CTERA), a Federación Nacional de Docentes Universitarios (CONADU), entre outras.

Em seguida, o Profex esteve presente no XVI Congresso Nacional de Educação – Educere, em dois momentos distintos. No dia 26 de setembro, a doutoranda Joycimar Barcellos apresentou uma pesquisa coletiva do grupo, com a comunicação: “Modelos de formação de professores: identificação de categorias analíticas”.

No dia 27 de setembro, a professora Silvana apresentou palestra sobre: “Relações de convivência e participação em escolas públicas”, na mesa redonda: “Formação de professores, relações de convivência e direito à educação”,  na qual debateu com as professoras Romilda Teodora Ens (PUC/PR) e Angela Maria Martins (UNICID). Essa mesa foi transmitida pelo YouTube: