Profex no Simpósio Nacional de Grupos de Pesquisa de Formação de Professores

O Grupo de Pesquisas sobre a Profissão, Formação e Exercício Docente (Profex) do Departamento  Educação da PUC-Rio não podia ficar de fora e desembarcou em Fortaleza-CE para participar do V Seminário Nacional dos Grupos de Pesquisa de Formação de Professores que aconteceu na Universidade Estadual do Ceará (UECE), de 15 a 17 de maio.

O seminário teve por tema: “Pesquisas no campo da formação de professores na retomada da democracia: qual a agenda?”. Trata-se de um evento promovido pelo GT8 da Anped – Formação de professores, realizado a cada 4 anos, com o objetivo de reunir os grupos de pesquisa que estudam sobre o tema nas cinco regiões do Brasil, garantindo a diversidade de olhares, a aproximação dos pesquisadores e o compartilhamento dos conhecimentos sobre esse tema. Além disso, o encontro criou uma cartografia desse campo de pesquisa, por meio da qual analisa as metodologias e bases teóricas utilizadas, e detecta elementos que avançaram no campo e quais precisam ser alavancados.

Nesta edição, a participação de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação sobre formação de professores de diferentes estados do país ocorreu por meio de mesas e conferências, apresentação de pesquisas e lançamentos de livros.

Representaram o grupo a Profª. Silvana Mesquita (coordenadora) e os doutorandos do PPGE/PUC-Rio, Leonardo Silva e Simone Lima, que assinam o texto com Thiago Moura. O Profex apresentou a pesquisa: “Didática para juventude: diálogo entre a atuação e a formação de professores de ensino médio”, que recebe financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O Profex também lançou o livro: “Com a palavra, as juventudes brasileiras! Narrativas de jovens sobre a escola e a universidade nos tempos de pandemia da Covid-19”, organizado por Silvana em parceria com a pesquisadora Juaciara Barroso (UFRRJ).

O livro pode ser baixado gratuitamente no site da editora.

Texto: Profex

Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca

PT_BR