“Revoga Já! BNCC-Formação”: participação de estudante de Pedagogia em seminário na UERJ

O Fórum Estadual de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia realizou, no dia 26 de junho de 2023, o Seminário Estadual do Rio de Janeiro: em defesa da formação de professoras/es, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A professora e coordenadora do curso de graduação em Pedagogia da PUC-Rio, Alexandra Pena, participa das reuniões do fórum junto com a estudante de pedagogia e representante do Centro Acadêmico, Liriel Farias.

O evento unificou o debate entre profissionais da educação básica e do ensino superior, estudantes e movimentos sociais contra a resolução n° 02/2019, do Conselho Nacional de Educação, conhecida como “BNC-Formação”, cujo prazo para implementação é 2024. Trata-se de uma política pública com objetivo de reformular o currículo dos cursos de Pedagogia e de licenciaturas para adequação da formação de professores à implementação da BNCC e Novo Ensino Médio, que não representa os interesses do campo educacional.

A mesa de discussão da manhã, intitulada: “Pela revogação da BNC-Formação e retomada da resolução 02/2015” contou com a participação das professoras: Adriana Delgado (UFRJ), Lucília Lino (UERJ) e Walcéa Alves (UFF), com mediação da estudante Liriel Farias (PUC-Rio).

A mesa de debates da tarde tratou de “Políticas educacionais como território de disputa: lutar, resistir, transformar”, e contou com a participação da professora Lisete Jaehn (UFF) e dos estudantes: Ana Vidal (UFRJ), Carolyne Gomes (UFF) e Gabriel Gomes (UFRRJ), além das representantes de entidades: Elizabeth Barbosa (ANDES) e Ericka Cunha (Coletivo ELA), com mediação do estudante Augusto César (UFRRJ).

Produção da notícia e revisão do texto: Mirna Juliana S. Fonseca