O Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI) implementado entre os Programas de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio e da UEPA desde 2023.2 trouxe a turma de doutorado para o semestre de aulas presenciais na PUC-Rio.
No semestre de 2024.1, a turma concluiu disciplinas obrigatórias e eletivas, além das provas de línguas estrangeiras. Foi um período rico de trocas entre alunos e professores.
Os estudantes do Pará enviaram os seguintes relatos sobre a vida na cidade e a experiência acadêmica:
Frequentar as disciplinas do doutorado em Educação neste semestre na PUC-Rio foi uma experiência extremamente gratificante. Claro que isto teve um preço, pois foi, em muitos aspectos estressante, cansativo e difícil. O deslocamento no Rio é complicado, preço de aluguéis caros, a poluição do ar e sonora chega a níveis muito altos. Mas a marca registrada do Rio é a leveza, gentileza e bom humor da população em geral e dos colegas de turma sempre muito amáveis.
Os professores são de altíssimo nível e só tenho o que festejar esta vinda para cá. Claro que houve exigências e precisamos nos dedicar muito, mas isto é parte de um curso complexo e de um processo que nos exigiria um nível mais elevado de concentração, organização e trabalho. A estrutura da PUC-Rio é ótima, a biblioteca é sensacional e muito confortável, as salas de aulas muito adequadas e equipadas, funcionários atenciosos e um restaurante eficiente. Isto tudo foi importante.
Assim como foi mais importante ainda ter contato e conhecer a pós-graduação em Educação da PUC-Rio aqui, presencialmente. Ter contato com vários professores de várias disciplinas, assistir às suas intervenções em sala, enfim, este contato direto com o curso de doutorado na PUC-Rio foi uma decisão muito acertada, pois o nível dos professores, as diferentes pesquisas, os trabalhos acadêmicos produzidos aqui, a didática das aulas, os contraste entre os professores e grupos de pesquisas, o contato direto por um semestre inteiro com os nossos orientadores e orientadoras de nossos projetos de pesquisa foram muito interessantes e um ganho para nossa formação. (Sérgio Darwich)
A aluna Ana Cely Coelho escreveu um texto sobre suas impressões a respeito da cidade do Rio de Janeiro:
Estar no Rio de Janeiro é a dubiedade caminhando “ambos contrários” um misto de beleza e tristeza, riqueza e pobreza, excesso e escassez, belo e morno, tudo lindo e tudo cinzento. É ouvir helicópteros sobrevoando a beleza e distanciando a pobreza, é sentir o cheiro do mar e a podridão humana nas calçadas, é tocar o conhecimento e não saber o que fazer com ele diante um tempo mínimo para respirar a aprendizagem, é um dilema de amar e odiar esse calor convidativo para a praia e as noites frias de brisas.
De fato, o poeta foi feliz ao usar a expressão “Cidade Maravilhosa” porque também aqueles opostos nem sempre são contrários, às vezes complementos, outros necessários, para ressaltar uma visão ou outra, depende de como você vê, do lugar que ocupa nesse dia, do modo como caminha, de onde você observa ou de que altura foca a sua percepção.
Mas o Rio de Janeiro continua lindo! E não há um dia que tenha ficado pra trás sem agradecer essa oportunidade de estar aqui, de olhar profundamente uma paisagem e sentir o pano de fundo a balançar sensações e sentimentos tocar o fundo da alma, tamanho contentamento, abrilhantando mais ainda a beleza que meus olhos viram e a alegria capturada em um instante presente de harmonia e paz.
As disciplinas e orientações com a turma do PCI continuam e esperamos que essa parceria com a UEPA gerem bons frutos para todas e todos.
Produção e revisão da notícia: Mirna Juliana Santos Fonseca