DEdTec – Grupo de Pesquisas Discursos da Educação e Tecnologia

DEdTec

DEdTec é o mais novo grupo de pesquisas a atuar no escopo da linha Linguagens Digitais, Tecnologias e Educação, do Departamento de Educação da PUC-Rio. Estabelecido em agosto de 2018, o grupo se dedica a explorar temáticas relativas à área da Educação e Tecnologia a partir de perspectivas discursivo-críticas. Na contramão dos discursos hegemônicos da área, que defendem a inevitabilidade das tecnologias digitais na educação e sua “neutralidade”, naturalizando-as e promovendo visões maniqueístas da relação entre a educação e a tecnologia, o grupo questiona tais premissas e posicionamentos, com o objetivo geral de discutir criticamente as implicações, para a teorização e as práticas da educação, de artefatos, sobretudo digitais, abordados sempre de forma contextualizada a partir de especificidades socioculturais e históricas. Projetos correntes do DEdTec exploram temáticas tais como Big Data e Inteligência Artificial na educação, metáforas da EdTech e a utilização de ficção distópica como recurso formativo. O grupo recebe apoio financeiro da Faperj (APQ1 2019 e IC 2019) e PUC-Rio.

Professores

pt_BR